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Siga a linha:
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Major Eugenio
Joaquim Leite
Afra
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Oeste de Minas
(1897-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JOAQUIM
LEITE
Município de Quatis, RJ |
Linha-Tronco - km 139,103 (1960) |
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RJ-1428 |
Altitude: 472 m |
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Inauguração: 15.05.1897 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Joaquim Leite foi inaugurada em 1897 pela EFOM.
Anderson Nascimento relata em
setembro de 2014 que na estação, quando funcionava, havia um pequeno balcão onde era comercializado
um excelente café com pastel. Quando foi fechada, ainda pela RFFSA,
o lugar passou a servir como morada e assim ficou por muito anos até
ser definitivamente abandonada após a concessão à FCA. Em seu entorno
haviam várias casas para ferroviários e do outro lado, em frente,
uma pequena e muito bem cuidada igreja, que nas viagens para Minas
Gerais, aos domingos era possível ver a missa sendo realizada, uma
antiga caixa d´água também fazia parte da paisagem daquela época.
Em 2006
estava já abandonada. "Só não desmoronou até agora pela graça de
Deus. Curiosa e até cínica é a placa marrom indicativa da estação
(marrom identifica local de turismo) existente na estrada, asfaltada
pelo Garotinho. Que atração turística pode significar uma estação
vítima do mais puro abandono" (Gutierrez L. Coelho, 02/2006)?
Em 2011, ganhou um curral ao lado; significa que alguém deveria
estar usando o prédio.
Em 2014, das construções ferroviárias, apenas a caixa d'água e a estação
ainda estavam de pé.
ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas. A de Joaquim Leite está a noroeste do município - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Anderson Nascimento; Gil
Roberto Tichauer; Gutierrez L. Coelho; Carlos Latuff; Simone Viana;
Juliana Luscher; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para
o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para
o IPHAN |
A estação em agosto de 2011 já ganhou um
curral ao lado. Foto Gil Roberto Tichauer |
A estação em 2015. Foto Gil Roberto Tichauer |
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Atualização:
17.05.2019
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