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EFOM (1897-1931)
RMV (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRA MANSA (RMV)
Município de Barra Mansa, RJ |
Tronco da RMV - km 107,917 (1960) |
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RJ-4003 |
Altitude: 476 m |
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Inauguração: 15.05.1897 |
Uso atual: estação da FCA |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1960 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada
pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra Mansa foi aberta em 1897 pela E. F. Oeste de Minas
ao lado da estação do mesmo nome no ramal de São
Paulo da Central do Brasil.
Mais tarde tornou-se parte da Rede Mineira de Viação, que cortava o município
com sua linha-tronco, vinda de Goiandira, em Goiás,
até Angra dos Reis, no litoral fluminense.
A estação
atual (construída em 1960) não é a estação
original, que pode ser vista em foto abaixo, de 1922.
Em 2010, iniciaram-se as obras para retirar o pátio de manobras da antiga RMV (hoje operado pela FCA/VLI)
para fora da cidade. A linha deveria continuar a passar pelo leito antigo. Porém, somente em 2021 a mudança foi realmente efetuada e parte dos trilhos do pátio (que é de linha métrica, diferentemente das linhas e pátio da antiga EFCB, que também passam pela cidade) estavam sendo retirados.
Veja também BARRA MANSA-EFCB)
ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
ACIMA: Trem expresso chegando à estação
de Barra Mansa. Anos 1980 (Foto José de Vasconcelos).
ACIMA: Obras no pátio de bitola métrica, ex-RMV, hoje FCA/VLI, em 2021, em Barra Mansa (Foto publicada pela Revista Ferroviaria em maio de 2021).
(Fontes: Augusto M. O. Leal; José de Vasconcelos;
Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Alberto del Bianco; Bruno
N. Campos; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; Mucio Jansen
Vaz: Antonio Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo,
1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Ae estação da EFOM, em 1922. Foto do livro "Estrada
de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo"
de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos |
Quase em frente à plataforma da antiga EFCB, a plataforma
e o prédio da linha-tronco da antiga RMV, em 1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para
o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para
o IPHAN |
A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para
o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para
o IPHAN |
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Atualização:
08.05.2021
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