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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha

Ataulfo de Paiva
Barra Mansa
Vista Alegre
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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EFOM (1897-1931)
RMV (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)

BARRA MANSA
(RMV)
Município de Barra Mansa, RJ
Tronco da RMV - km 107,917 (1960)   RJ-4003
Altitude: 476 m   Inauguração: 15.05.1897
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barra Mansa foi aberta em 1897 pela E. F. Oeste de Minas ao lado da estação do mesmo nome no ramal de São Paulo da Central do Brasil.

Mais tarde tornou-se parte da Rede Mineira de Viação, que cortava o município com sua linha-tronco, vinda de Goiandira, em Goiás, até Angra dos Reis, no litoral fluminense.

A estação atual (construída em 1960) não é a estação original, que pode ser vista em foto abaixo, de 1922.

Em 2010, iniciaram-se as obras para retirar o pátio de manobras da antiga RMV (hoje operado pela FCA/VLI) para fora da cidade. A linha deveria continuar a passar pelo leito antigo. Porém, somente em 2021 a mudança foi realmente efetuada e parte dos trilhos do pátio (que é de linha métrica, diferentemente das linhas e pátio da antiga EFCB, que também passam pela cidade) estavam sendo retirados.

Veja também BARRA MANSA-EFCB)


ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).

ACIMA: Trem expresso chegando à estação de Barra Mansa. Anos 1980 (Foto José de Vasconcelos).

ACIMA: Obras no pátio de bitola métrica, ex-RMV, hoje FCA/VLI, em 2021, em Barra Mansa (Foto publicada pela Revista Ferroviaria em maio de 2021).


(Fontes: Augusto M. O. Leal; José de Vasconcelos; Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Alberto del Bianco; Bruno N. Campos; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; Mucio Jansen Vaz: Antonio Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ae estação da EFOM, em 1922. Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida por Bruno N. Campos

Quase em frente à plataforma da antiga EFCB, a plataforma e o prédio da linha-tronco da antiga RMV, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

A estação em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN
 
     
Atualização: 08.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.