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VXY Mogiana em MG
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Bambuí
Matinha
Tapiraí
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1911-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
MATINHA
Município de Bambuí, MG
Linha-Tronco - km 666,000 (1960)   MG-3695
Altitude: 648 m   Inauguração: 12.04.1911
Uso atual: abandonada (2006)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1980
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Matinha foi inaugurada em 1911. Era uma parada, apenas.

Nos anos 1980, a RFFSA constuiu uma estação nova, com grande pátio: "Segundo o relato do Sr Renilson, ex-funcionário de uma prestadora de serviço a Rede Ferroviária Federal S/A a estação foi criada na década de 1980, durante a construção e mudança de estações como a de Abacaxis e Engenheiro Adelmar. A construção da (nova) estação de Matinha foi viável devido à grande distância entre as estações de Bambuí e Tapiraí, segundo o Sr Renilson, as composições perdiam muito tempo no trajeto devido a grandes aclives para ambos os lados. A estação fica em uma área de várzea e possui uns dos maiores pátios de manobras da região, mas hoje se encontra em total estado de abandono" (Diovanni Resende, 09/2006).

1924
AO LADO:
55 barreiras, consequencia das chuvas de 1924 na região, interromperam o tráfego ferroviário nas estações entre Bambuí e Campos Altos (O Estado de S. Paulo, 19/2/1924).

     

Estação de Matinha, em 09/2006. Foto Diovanni Resende

Estação de Matinha, em 09/2006. Notar a quilometragem diferente da de 1960. Foto Diovanni Resende

Estação de Matinha, em 09/2006. Foto Diovanni Resende
   
     
Atualização: 08.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.