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VXY Mogiana em MG
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Matinha
Tapiraí
Vitor Tamm
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1911-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
TAPIRAÍ (antiga PERDIÇÃO)
Município de Tapiraí, MG (1953-)
Linha-Tronco - km 678,647 (1960)   MG-2791
Altitude: 630 m   Inauguração: 15.06.1911
Uso atual: recuperado e de posse da Prefeitura (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 

A ESTAÇÃO: Numa área do estão município de Bambuí e ocupada ainda somente por fazendas, em 1911 a Estrada de Ferro Goyaz inaugurou a estação de Perdição.

Anos depois, a vila que se ergueu em volta da estação tomaria o nome de Tapiraí. Em 1920, a E. F. Oeste de Minas assumiu a massa falida da EFG e também a estação.

A cidade tornou-se município em 1953. A estação passou a ser parte da V. F. Centro-Oeste em 1965.

Depois de desativado, o prédio estava já abandonado em 2010 e o lugarejo seguia sendo minúsculo. Em 2023, havia sido recuperado pela Prefeitura.


ACIMA: A notícia da inauguração da estação de Perdição, dando a explicação para seu nome (embora na reportagem a partir de um certo ponto o escritor tenha passado a escrever Perdigão) é bastante interessante. Notícia da época. CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER A SEGUNDA PARTE (O Século, 27/11/1911).
ACIMA: Em 23/4/2023, o prédio havia sido recuperado pela prefeitura (Foto Rodrigo Matos).

1924
AO LADO:
55 barreiras, consequencia das chuvas de 1924 na região, interromperam o tráfego ferroviário nas estações entre Bambuí e Campos Altos (O Estado de S. Paulo, 19/2/1924).

(Fontes: Daniel Gentili; Diovanni Resende; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo, 1924; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
     

A estação em 2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 10/1/2010. Foto Diovanni Resende

A estação em 10/1/2010. Foto Diovanni Resende
     
     
Atualização: 24.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.