|
|
E. F. Oeste de Minas
(1926-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1982) |
ARAXÁ
Município de Araxá, MG |
Ramal Ibiá-Uberaba - km 871,242 (1960) |
|
MG-1240 |
Altitude: 973 m |
|
Inauguração: 15.11.1926 |
Uso atual: centro cultural (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Ibiá-Uberaba,
ligando o tronco da E. F. Oeste de Minas (depois RMV) à linha
do Catalão, da Mogiana, foi aberta em 1926. Funciona até
hoje com trens cargueiros, e em 1982 a parte da linha que passava
por dentro da cidade de Araxá foi erradicada com a construção
de uma variante que margeia a cidade. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Araxá foi inaugurada em 1926 pela E. F. Oeste de
Minas, no ramal Ibiá-Uberaba, projetado originalmente
pela E. F. Goiaz.
A linha cheia de curvas provavelmente foi construída
assim por pressão e por financiamento da prefeitura de Araxá,
interessada em facilitar o acesso à cidade onde havia (ainda
há) aquele hotel chique e enorme para ricos frequentadores
(pelo menos naquela época).
Em 1978/79, o trem de passageiros
deixou de existir. Já não era mais necessário,
usem o carro! A estação foi substituída
em 1982 pela estação de Araxá-Nova, na variante
da Arafertil, que passa fora da cidade.
O enorme prédio
da estação desativada, dentro da cidade, era em 2007
um centro cultural.
(Veja também ARAXÁ-NOVA)
1927
AO LADO: Com a abertura do ramal, trens diretos passaram a circular entre a capital mineira e Araxá (O Estado de S. Paulo, 6/9/1927). |
|
ACIMA: Localização
da cidade e estação de Araxá, em mapa de 1939 (Revista Brasileira de Geografia, 1940).
ACIMA: Último trem de passageiros em Araxá: segundo
o Guia Levi, isto teria ocorrido em algum dia entre abril de 1978 e maio de 1979 (Autor
desconhecido - cessão Hugo Caramuru).
ACIMA:
O mapa mostra a variante em relação à linha original.
Foi uma economia de mais de 4 quilômetros de linha, eliminando
a absurda volta para entrar na cidade, que em 1982 já não
tinha mais a estação servindo trens de passageiros (Esquema
extraído de um boletim da RFFSA, sem data, mas da época
da entrega da variante, em 1982).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria
Giesbrecht; Hugo Caramuru; Adriano Martins; Wanderley Duck; O Malho,
1928; Pimenta, Eleutéio e Caramuru: As ferrovias em Minas Gerais,
SEC, 2003; Fernando Picarelli; RMV: Relatório anual, 1940;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1940) |
|
|
|
Estação de Araxá em 1928. O Malho, 1/12/1928 |
A estação em 1940. Relatório da RMV |
A estação, foto sem data. Cedida por Wanderley
Duck |
A estação em 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV, 1958, P. 105 |
A estação ainda em atividade, provavelmente anos
1970. Extraída do livro "As ferrovias em Minas
Gerais", de Pimenta, Eleutério e Caramuru, SESC,
2003 |
A estação vista de lado em 1999. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 2006. Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação em 31/12/2015. Foto Adriano Martins |
|
|
|
|
Atualização:
20.11.2022
|
|