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E. F. Oeste de Minas
(1926-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ESTEVÃO
LOBO
(antiga PRESIDENTE BERNARDES)
Município de Ibiá, MG |
Ramal Ibiá-Uberaba - km 815,790 (1960) |
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MG-3604 |
Altitude: 1.010 m |
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Inauguração: 15.11.1926 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Ibiá-Uberaba,
ligando o tronco da E. F. Oeste de Minas (depois RMV) à linha
do Catalão, da Mogiana, foi aberta em 1926. Funciona até
hoje com trens cargueiros, e em 1982 a parte da linha que passava
por dentro da cidade de Araxá foi erradicada com a construção
de uma variante que margeia a cidade. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Presidente Bernardes foi inaugurada em 1926 no ramal
Ibiá-Uberaba, no dia de sua abertura.
Seu nome foi alterado mais tarde para Estevão Lobo.
"Em 1947, seis meses antes de seu falecimento, Leopoldo de
Miranda viajou até Araxá para observar um eclipse com seu filho Heráclito
e a esposa deste, Consuelo. Escreveu Leopoldo um diário de lembrança
desta viagem: "Saímos de Belo Horizonte na R. M. V. às 21 horas
de 17 de Maio de 1947. Andamos 9 horas de noite. Logo ao amanhecer
do dia 18, pus-me em observação: vi roças de milho-tambueiras, uma
outra com espigas regulares; gado vacum em boa quantidade, mas cavalar
insignificante. Abacaxi em grande quantidade, - uma estação tomou-lhe
o nome: "Abacaxis". Ainda há muitos ranchos de capim. Cana de açúcar
em quantidade, bananeiras bastante! Às 9 e meia horas vi uma fazenda
com gado e laranjeiras de fazer inveja!... Na beira da estrada até
grande distancia vêm-se um capinzal de diversas qualidades, ainda
muito verdes. Tigre, estação depois de Bambuí, - grande quantidade
de lenha na margem; Tigre é rodeada de morros - capim e bambual. Em
Tigre há tábuas de pouca largura; há um fundangão - passa um ribeirão
volumoso. Uruburetama, - parada, algumas casas. A R. M. V. toma todas
as direções - dos 4 pontos cardeais... Uma fazenda grande - gado vacum.
Um túnel de segundos de escuridão! Campos Altos. Às 8 e meia horas
chá com pão. O trem matou um cavalo!... Itamarati - grande coqueiral
de macaúbas! Almoçamos na R. M. V.: eu, Heráclito e Consuelo; esta
teve um pequeno enjôo. Tobaty adiante; Riacho Corumbá. Uma fazenda
com 2 éguas paridas - gado vacum e cavalar; residência do engenheiro
da Rede. Ibiá - cidade banhada pelo rio Corumbá; tem charqueada; ponte:
a melhor da zona circunvizinha. Estação de Estevão Lobo. Na caixa
d'água demoramos 30 minutos e partimos às 4 horas e 40 minutos. Há
criação de porco e galinha. Tamanduapava - grotas, sucavões, florestas
seculares! Chegamos às 17 horas e 30 minutos à Cidade do Araxá. Fomos
de automóvel para o Grande Hotel de Barreiro, quartos 452 e 453"
(Diário de Lembranças de Leopoldo de Miranda, 1947).
Em 1991, uma viagem de trem de passageiros especial (Trem da Cultura)
da RFFSA que percorreu Minas, São Paulo e Paraná passou
por Estevão Lobo, que reviu um trem de passageiros depois
de muitos anos (foto abaixo).
Em 2017, a velha estação estava abandonada e em ruínas.
ACIMA:
Localização da estação de Presidente
Bernardes, atual Estevão Lobo, em mapa de 1939. No mapa, está
na extremidade direita da linha e no município de Araxá,
embora a informação que tenho é que hoje ela
estaria no município de Ibiá (Revista Brasileira de
Geografia, 1940).
(Fontes: Gerald Weber; Hugo Caramuru; Leonardo Fonseca
Figueiredo; Leopoldo de Miranda: Diário de Lembranças,
1947; IBGE, 1957; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1940) |
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A estação de Estevão Lobo em 1991. Foto
Hugo Caramuru |
A estação abandonada e em ruínas em 25/6/2011.
Foto Leonardo Fonseca Figueiredo |
A estação de Estevão Lobo em 2017. Foto
Gerald Weber |
A estação de Estevão Lobo em 2017. Foto
Gerald Weber |
A estação de Estevão Lobo em 2017. Foto
Gerald Weber |
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Atualização:
23.03.2019
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