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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Leônidas Brasil
Azevedo Sodré
Três Divisas
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1896-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
AZEVEDO SODRÉ
Município de São Gabriel, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 661,032 (1960)   RS-0662
    Inauguração: 1896
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1925 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A charqueada de Azevedo Sodré já existia no ano de 1898, construída por Ramão Lopes da Rosa. Quando foi fundada, somente existiria no local a Estação Ferroviária - na verdade, uma parada (cujo nome inicial não parece ter sido Azevedo Sodré, mas não se tem registro desse nome primitivo) aberta em 1896, que somente foi elevada a estação em 24/8/1924. Depois de enfrentar muitas dificuldades econômicas, Ramão teve de vendê-la a Antônio Cândido (Tunuca) da Silveira, que viveu excelente momento econômico chegando ao auge da produção. A crise de 1929 fez com que a charqueada entrasse em colapso, e em 1935 veio a tornar-se a Cooperativa Rural Gabrielense. Encerrou as atividades em 1940. Da velha charqueada restaram apenas vestígios, hoje quase desaparecidos. Quanto à estação - o nome Azevedo Sodré, antigo funcionário e diretor da E. F. Bagé-Rio Grande nos anos 1880-90, em 1925, a VFGRS estava iniciando os trabalhos de construção da estação recentemente aberta em substituição à parada. Já foi, infelizmente, demolida, somente existindo hoje restos da plataforma, um pedaço de uma das paredes e a estrutura de suporte da antiga caixa d'água. "A estação de fica num lugar de acesso bastante difícil, mas que está ficando mais fácil, pois a rodovia BR-158 está sendo esticada de Santa Maria a Rosário do Sul, como tu podes ver na foto, que há um viaduto por trás da caixa dágua" (Daniel Taschetto, 11/2005). Azevedo Sodré é hoje sede de distrito em São Gabriel.
(Fontes: Daniel Taschetto, 2005; www.saogabriel.rs.gov.br; Ariosto Borges Fortes: Viação Férrea do Rio Grande do Sul, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A caixa d'água da antiga estação. Foto Daniel Taschetto

Plataforma da antiga estação, à esquerda. Ao fundo, a caixa d'água. Foto Daniel Taschetto

Plataforma da antiga estação. No meio da mata, pedaços de uma das paredes. Foto Daniel Taschetto

Plataforma da antiga estação, à esquerda. Foto Daniel Taschetto
   
     
Atualização: 22.02.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.