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Indice de estações
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Leônidas Brasil
Azevedo Sodré
Três Divisas
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1896-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AZEVEDO
SODRÉ
Município de São Gabriel, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 661,032 (1960) |
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RS-0662 |
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Inauguração: 1896 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A charqueada
de Azevedo Sodré já existia no ano de 1898, construída
por Ramão Lopes da Rosa. Quando foi fundada, somente existiria
no local a Estação Ferroviária - na verdade, uma parada (cujo nome
inicial não parece ter sido Azevedo Sodré, mas
não se tem registro desse nome primitivo) aberta em 1896, que
somente foi elevada a estação em 24/8/1924. Depois de
enfrentar muitas dificuldades econômicas, Ramão teve de vendê-la
a Antônio Cândido (Tunuca) da Silveira, que viveu excelente
momento econômico chegando ao auge da produção. A crise de 1929 fez
com que a charqueada entrasse em colapso, e em 1935 veio a tornar-se
a Cooperativa Rural Gabrielense. Encerrou as atividades em
1940. Da velha charqueada restaram apenas vestígios, hoje quase desaparecidos.
Quanto à estação - o nome Azevedo Sodré,
antigo funcionário e diretor da E. F. Bagé-Rio Grande
nos anos 1880-90, em 1925, a VFGRS estava iniciando os trabalhos de
construção da estação recentemente aberta
em substituição à parada. Já foi, infelizmente,
demolida, somente existindo hoje restos da plataforma, um pedaço
de uma das paredes e a estrutura de suporte da antiga caixa d'água.
"A estação de fica num lugar de acesso bastante difícil, mas
que está ficando mais fácil, pois a rodovia BR-158 está sendo esticada
de Santa Maria a Rosário do Sul, como tu podes ver na foto, que há
um viaduto por trás da caixa dágua" (Daniel Taschetto,
11/2005). Azevedo Sodré é hoje sede de distrito
em São Gabriel.
(Fontes: Daniel Taschetto, 2005; www.saogabriel.rs.gov.br;
Ariosto Borges Fortes: Viação Férrea do Rio Grande
do Sul, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A caixa d'água da antiga estação. Foto
Daniel Taschetto |
Plataforma da antiga estação, à esquerda.
Ao fundo, a caixa d'água. Foto Daniel Taschetto |
Plataforma da antiga estação. No meio da mata,
pedaços de uma das paredes. Foto Daniel Taschetto |
Plataforma da antiga estação, à esquerda.
Foto Daniel Taschetto |
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Atualização:
22.02.2013
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