|
|
Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande
do Sul
Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram
unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea
do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam
à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue
à administração desta última, que, por
sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920,
a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela
RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou
em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária
do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde
1996, nas maõs da concessionária ALL - América
Latina Logística. Nas páginas das estações,
os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa,
ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União.
É apenas um critério.
Linha Livramento-Cacequi (1910-2004)
Linha Livramento-São Sebastião (1923/45-2004)
Linha Cacequi-Bagé-Marítima (1884/1900-2004)
Ramal de Jaguarão
Ramal de Cangussu
Ramal do Cassino (1897-c.1962)
|
HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA CACEQUI-BAGÉ-MARÍTIMA: A linha foi construída
em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company
Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores,
a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel,
em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
VARIANTE DE PEDRAS ALTAS: A variante de Pedras Altas foi entregue
depois de mais de vinte anos de projeto e construção,
em 04/04/1968, entre as estações de Hulha Negra e de
Herval, deixando a linha original entre elas desativada definitivamente.
Novas estações foram construídas na variante,
até hoje em atividade para cargueiros.
RAMAL DE DOM PEDRITO: A linha entre São Sebastião, na
Cacequi-Maritima, e Dom Pedrito foi aberta em 1923 (1925?), sendo
que somente por volta de 1946 ela foi esticada até Livramento,
onde se encontrava com o início de outra linha, Livramento-Cacequi.
Entre 1963 e 1971, não são acusados trens dee passageiros
no trecho mais novo (Dom Pedrito-Livramento), voltando eles em 1972
para serem extintos por volta de 1979. O ramal foi totalmente erradicado.
RAMAL DO CASSINO: A linha do ramal de Cassino foi construída
pela Cia. de Carris Urbanos de Rio Grande e inaugurada em 1890, para
ligar o elegante Balneário Cassino com a cidade do Rio Grande.
Em 1891 foi incorporada pela Viação Rio-Grandense e
em1900 pela Southern Brasilian Railway. A linha original, que saía
da estação de Junção, na E. F. Rio Grande-Bagé,
passava pela rua principal que ligava a costa a Rio Grande e servia
para levar matriais de construção e alimentos, além
de passageiros, para a construção do balneário,
aberto somente em 1898. Em 1905 a Cie. Auxiliaire ficou com a linha,
e em 1920 a VFRGS incorporou a estação. A linha funcionou
até a primeira metade dos anos 1960.
|
|