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Cia. de Bonds Suburbanos
da Mangueira (1890)
Cia. E. F. do Rio Grande à Costa do Mar (1890-1892)
Cia. Carris e E. F. da Costa do Mar (1892-1895)
Cia. de Carris Urbanos de Rio Grande (1895-1900)
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1900-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-c.1964) |
BOLAXA
Município de Rio Grande, RS |
Ramal de Cassino - km 1.124,875 (1960) |
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RS-0586 |
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Inauguração: 26.01.1890 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
ramal de Cassino foi construída e aberta pela Cia. de Bonds
Suburbanos da Mangueira, sucedida em julho do mesmo ano pela Cia.
E. F. do Rio Grande à Costa do Mar, em 1892 pela Cia. Carris
e Estrada de Ferro da Costa do Mar e em fevereiro de 1895 pela Cia.
de Carris Urbanos de Rio Grande, para ligar o elegante Balneário
Cassino com a cidade do Rio Grande. Em 1900 pela Southern Brasilian
Railway. A linha original, que saía da estação
de Junção, na E. F. Rio Grande-Bagé, passava
pela rua principal que ligava a costa a Rio Grande e servia para levar
matriais de construção e alimentos, além de passageiros,
para a construção do balneário, aberto somente
em 1898. Em 1905 a Cie. Auxiliaire ficou com a linha, e em 1920 a
VFRGS incorporou a ferrovia. A linha funcionou até a primeira
metade dos anos 1960. |
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A ESTAÇÃO: No ramal chamado
inicialmente de "ramal da Costa do Mar", instalado
e inaugurado em 1890 pela Cia. de Bonds Suburbanos da Mangueira -
a praia era chamada de praia da Mangueira. As locomotivas Andorinha
e Formiga faziam o percurso todos os dias. Além das
paradas chamadas de "seções" havia também
outras, a Barnabé, a Garcia e a Bernardo.
A parada de Bolaxa, em madeira, era a "Quarta
Seção da Barra", contando-se quatro paradas
a partir da estação de Rio Grande, incluindo
a estação de Junção. "As
recordações que tenho sobre trens são nossas idas à 4ª Secção
da Barra. Lá, o trem, a maquinazinha, era abastecida com água. Não
tinha estação; era só uma parada.Tinha uma caixa de água para esse
fim. Os vagões eram rústicos e de cor cinza." (Depoimento
de uma moradora de Rio
ACIMA: Pátio de Bolaxa; anos 1910? (Cartão
Postal, cessão João Pires Barbosa Filho).
Grande a Coaraci Camargo, em 2004) "Morei, quando
criança, na rua Valporto, e sei que, paralela a esta rua, passavam
duas linhas de trens. Uma saia da Estação Central e ia em direção
à estação Marítima. Os trens eram diferentes, com vagões envernizados,
de cor marrom-avermelhada, e eram mais "chiques" do que o outro, que
descrevo abaixo. Eles eram provenientes do interior do Estado e/ou
de Pelotas e/ou Cassino. Já o trem que ia para a 4ª Secção
da Barra tinha seu final de linha na minha rua. Ele servia de transporte
de passageiros e de carga para abastecimento daquela localidade, cujos
moradores eram principalmente pescadores. Eram vagões rústicos
e serviam de transporte para a colônia de pescadores. Ele tinha
seu fim de linha na vila e lá, me lembro, tinha um local para abastecimento
de água. Dali, seguia-se a pé até a beira da praia. A água dentro
dos molhes era mais calma e tinha a preferencia das pessoas que não
queriam ir até o Cassino" (Marília Almeida, Rio
Grande, RS).
(Fontes: João Pires Barbosa
Filho; Marília Almeida; Coaraci Camargo; www.riograndeemfotos.fot.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81) |
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Parada de Bolaxa, sem data. Foto do site www.riograndeemfotos.fot.br
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Atualização:
14.05.2012
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