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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HULHA
NEGRA (antiga RIO NEGRO)
Município de Hulha Negra, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 859,587 (1960) |
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RS-2798 |
Altitude: 181 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: borracharia (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Negro foi inaugurada pela Southern
Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884. O povoado surgiu
ao redor da estação.
O nome atual - Hulha Negra
- surgiu em 1944 por exigência do CNG.
Em 1968, a abertura da variante de Pedras Altas se deu a partir da estação
de Hulha Negra, até a de Cerro Chato. A estação
ficou sendo a última desde Bagé a permanecer
na linha.
Convive com a estação
nova do mesmo nome. Não sei a localização de
uma em relação à outra.
Em 2021 era usada como borracharia. Hulha
Negra é município desde 1/1/1993 e possuía
em 2017 pouco mais de 6 mil habitantes.
A estação nova, mais na entrada da cidade, foi demolida.
(Veja também
HULHA NEGRA-NOVA)
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1888
AO LADO: Federalistas atacam a estação de Rio Negro foi assaltada; a situação está ruim em outras estações da região também (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1893). |
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1893
AO LADO: A estação de Rio Negro foi assaltada (O Estado de S. Paulo, 15/10/1893). |
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Revista Refesa, maio-jun
1968; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987;
IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 16/09/1997. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação de Hulha Negra, c. 2002. Foto do livro
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
IPHAE, p. 148 |
A estação de Hulha Negra em 11/2017. Foto Joaquim Machado |
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Atualização:
04.01.2022
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