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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Santo Antonio
Hulha Negra
Augusto Duprat
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
HULHA NEGRA (antiga RIO NEGRO)
Município de Hulha Negra, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 859,587 (1960)   RS-2798
Altitude: 181 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: borracharia (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Negro foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884. O povoado surgiu ao redor da estação.

O nome atual - Hulha Negra - surgiu em 1944 por exigência do CNG.

Em 1968, a abertura da variante de Pedras Altas se deu a partir da estação de Hulha Negra, até a de Cerro Chato. A estação ficou sendo a última desde Bagé a permanecer na linha.

Convive com a estação nova do mesmo nome. Não sei a localização de uma em relação à outra.

Em 2021 era usada como borracharia. Hulha Negra é município desde 1/1/1993 e possuía em 2017 pouco mais de 6 mil habitantes.

A estação nova, mais na entrada da cidade, foi demolida.

(Veja também HULHA NEGRA-NOVA)

1888
AO LADO:
Federalistas atacam a estação de Rio Negro foi assaltada; a situação está ruim em outras estações da região também (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1893).
1893
AO LADO:
A estação de Rio Negro foi assaltada (O Estado de S. Paulo, 15/10/1893).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Revista Refesa, maio-jun 1968; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 16/09/1997. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Hulha Negra, c. 2002. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 148

A estação de Hulha Negra em 11/2017. Foto Joaquim Machado
     
     
Atualização: 04.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.