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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PELOTAS
Município de Pelotas, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 1.062,905
(1960) |
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RS-0448 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: em bom estado externamente; uso desconhecido (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pelotas foi inaugurada em 1884. Dali saíam ramais
para o porto da cidade.
A partir de 1950, também passou a sair dali um ramal para a
cidade de Canguçu, ramal que estava programado para
continuar até a cidade de Santa Maria. Em 1963, depois
de se desistir dessa continuação, o ramal foi extinto.
Em 2003 estava assim: "Fotografei a estação antes que ela
acabe. A linha é utilizada por trens que vão até Rio Grande. A situação
do prédio gera incomodação, indignação e outros sentimentos
em boa parte da população local. Uma parte foi incendiada como de
costume" (Rodrigo Cabredo, 07/2003).
A estação esteve abandonada por muitos anos, com portas
lacradas, pixações, depredações, etc.
e o lixo se espalhava pelo seu interior, até ser restaurada
em 2016. Ainda é o mesmo prédio original.
Em 2022 estava em bom estado, sem uso conhecido por mim.
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1893
AO LADO: A estação de Pelotas durante a revolução gaúcha - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893). |
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1893
AO LADO: A região de Pelotas durante a revolução gaúcha - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 25/7/1893). |
ACIMA: Ramais do porto de Pelotas, no início
do século 20 (Cartão postal).
ACIMA: Estação de Pelotas no
início do século XX (Cartão postal de 1908).
ACIMA: (esquerda) O pátio da estação,
com o prédio ao fundo, no centro, em 1985. (direita)
A mesma cena em 2007. O abandono após 22 anos é claríssimo
(Fotos Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Passarela
para se chegar à estação e o prédio ao
fundo (Foto Marilia Coltri, 2012).
ACIMA: A estação vista de cima, em 2021 (Foto Felipe Rodrigues, 21/09/2021).
ACIMA: A estação em 2022 (Foto Silvio Rizzo, 19/10/2022)
(Fontes: Silvio Rizzo, 2022; Felipe Rodrigues, 2021; Carlos Latuff; Vitor Hugo Langaro; Alejandro
Polvorines; Antonio A. Gorni; Marilia Coltri; Rodrigo Cabredo; Alfredo
Rodrigues; Carlos Cornejo; Wanderley Duck; Guias Levi, 1940-81; Revista
Refesa, 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; Revista da Semana, 1922; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
18.05.2023
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