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Indice de estações
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Armour
Santana do Livramento
Armour
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire
(1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTANA
DO LIVRAMENTO
Município de Santana do Livramento,
RS |
Linha Livramento-S. Sebastião
- km 794,989 (1960) |
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RS-1553 |
Altitude: 183,82 m |
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Inauguração: 30.10.1910 |
Uso atual: centro cultural (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha entre a estação do Entroncamento, na Porto Alegre-Uruguaiana,
foi aberta entre 1909 e 1910. Por ela passou, entre 1943 e 1954, o
lendário Trem Internacional, que unia São Paulo a Montevideu.
Trens de passageiros ainda passaram pelo ramal até os anos
1980. Hoje apenas cargueiros da ALL passam pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santana do Livramento foi inaugurada em 1910 como ponta
do ramal entre Cacequi e a cidade, localizada na fronteira
com o Uruguai, onde gemina com a cidade de Rivera (veja caixa abaixo, d 1893).
Em maio de 1912 foi inaugurado o tráfego mútuo entre
Livramento e Rivera, fazendo com que os trens pudessem
ligar o Rio de Janeiro e São Paulo a Montevideo
e dali a Buenos Aires.
Em 1925, Livramento foi ligada a Dom Pedrito e a São
Sebastião por outro ramal.
No final dos anos 1970 este último ramal foi erradicado e Livramento,
hoje, apenas se liga com Cacequi e com as ferrovias uruguaias.
"Os trilhos do Ferro-Carril Central del Uruguay (bitola 1,435
m) chegavam até o Frigorífico Armour, de onde partia diariamente
(pelo menos até os anos 1930) um trem frigorífico com destino
ao porto de Montevideo. Este trem protagonizou em 1927 um dos maiores
acidentes da história da ferrovia uruguaia, na estação
de Berrondo. Além do frigorífico, entre Rivera e Livramento
existiam dois trens de carga diários. Em Livramento, como
pode ser visto no plano, os trilhos passavam à frente da estação
(de Livramento) rumo ao frigorífico. Essa via foi erradicada. Os trens
da VFRGS chegavam até a estação de Rivera, onde
a saída do trem noturno (trem 6) a Montevideo estava condicionada
à chegada do trem internacional desde São Paulo.
Claramente vêem-se os
dois pátios de bitola métrica da VFRGS em Rivera, uma
de carga para intercâmbio a vagões da FCCU (depois AFE)
e outra com plataforma para o desembarque de pasageiros"
(Mario Marotti, 10/2006).
Coaraci Camargo afirma que viu passageiros descendo na estação
de Livramento e caminhando a pé para a estação
de Rivera para embarcar nos trens uruguaios, numa versão
diferente da de Mariotti. Pode ter sido uma questão
de época.
Os prédios estavam todos abandonados em 2008, exceto um que
servia à ALL. "A antiga gare sofre a ação
de vândalos. Parte do telhado ruiu e as infiltrações
já comprometem a estrutura das paredes de alvenaria"
(Correio do Povo, 11/2008).
Restaurado em 2012 a partir
de um projeto da empresa ALL, orçado em R$ 1,7 milhão, o prédio passou
a abrigar um centro cultural, com sala de cinema e exposição fotográfica
permanente sobre a história férrea local.
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1893
AO LADO: Neste ano a estação ferroviaria de Livramento ainda não existia, mas a ferrovia uruguaia chegava à cidade uruguaia de Rivera, limítrofe com Livramento. Então, na revolução gaúcha que correia solta neste ano, o Brasil enviava munição de guerra para aquela cidade
(O Estado de S. Paulo, 10/3/1893).. |
"É muito irregular o serviço
feito aqui de revisão de bagagens dos viajantes que
vem do Uruguay. O empregado a que está afecto a este
serviço nunca está na Alfandega á hora
da chegada do trem em Rivera, só apparecendo naquela
repartição uma hora depois, obrigando, assim,
os passageiros a esperal-o. Muitas vezes é preciso
que os passageiros vão buscal-o a carro, afim de serem
despachados, sendo as bagagens completamente varejadas" |
1911
AO LADO: Do Correio do Povo,
29/11/1911.
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1925
AO LADO: Depois de uma interrupção,
os trens para Montevideo voltam a operar a partir de Rivera
(O Estado de S. Paulo, 19/5/1925)..
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ACIMA:
A estação em 1913 (acervo Museu David Canabarro).
ACIMA:A estação antiga de Livramento, demolida depois da construção da nova em 1943 (Data e autor desconhecidos).
ACIMA: Locomotiva do tipo N da Beyer Peacock (2-6-0, de 1907) da AFE (Uruguay) indo com um breque no sentido do frigorífico Armour e passando em frente à estação Livramento. Possivelmente anos 1950 ou primeiros anos 1960.
(Autor desconhecido. Cessão Mario Marotti).
ACIMA: Pátio da estação de Santana do Livramento,
sem data (Acervo Mário Marotti).
ACIMA: Trem de passageiros na plataforma da estação em
Santana de Livramente em 1986. Ainda existiam nessa época (Foto
Fernando Marvel).
ACIMA: Plataforma da estação de
Santana do Livramento em 2010 (Foto Ullmann/Panoramio).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras informações,
os trens de passageiros - no final, mistos - pararam nesta estação
de 1910 a pelo menos 1988. Ao lado, um destes trens está
chegando à estação de Entroncamento, em
1988. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1977 (Guias Levi). |
(Fontes: Mário Marotti; Alejandro Tumanoff;
Fernando Marvel; Kelso Medici; Flávio F. Lage; __ Ullmann;
Nilson Rodrigues; Silvio Brito; Coaraci Camargo; Fabiano Saidelles
dos Santos; Alfredo Rodrigues; Museu David Canabarro; O Estado de
S. Paulo, 1925; Correio do Povo, 2008; IPHAE: Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação (no dístico, apenas "Sant'Anna"),
provavelmente nos anos 1940. Acervo Arthur Victoria Silva
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A estação, sem data. Foto Silvio Brito |
A estação em 1993. Foto Alfredo Rodrigues |
No pátio da estação em 1993, trilhos de
bitola mista: métrica (brasileira) e standard (1,44m),
uruguaia. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 09/1994. Foto Fernando Leon Lucas,
acervo Kelso Medici e Flávio F. Lage |
A estação em 1997. Foto José Pavelec, cedida
por Nilson Rodrigues |
A estação em em 15/01/2008 - lado da plataforma?
Foto Fabiano Saidelles dos Santos |
A estação, lado da plataforma, em 15/01/2008.
Foto Fabiano Saidelles dos Santos |
A estação, relógio da plataforma, em 15/01/2008.
Foto Fabiano Saidelles dos Santos |
A estação, lado da plataforma, em 15/01/2008.
Foto Fabiano Saidelles dos Santos |
A fachada da estação, em 15/01/2008. Foto Fabiano
Saidelles dos Santos |
A fachada da estação, em 15/01/2008. Foto Fabiano
Saidelles dos Santos |
A fachada da estação, em 15/01/2008. Foto Fabiano
Saidelles dos Santos |
A estação reformada, em janeiro de 2013. Foto
Fernando Marvel |
A estação em 25/1/2016. Foto Alejandro Tumanoff
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Atualização:
24.09.2020
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