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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TEODÓSIO
Município de Capão do Leão,
RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 1.050,484
(1960) |
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RS-3118 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Teodósio foi inaugurada em 1884.
"Parece
que tanto a estação, como a Vila do Teodósio, receberam este nome
por causa de Teodósio Fernandes da Rocha. O irmão de Teodósio, Domingos
Fernandes da Rocha era proprietário daquela localidade entre os séculos
XIX e XX. Domingos pode ter feito uma homenagem ao irmão ou até mesmo
Teodósio pode ter comprado ou herdado aquele pedaço de terra. Pesquisando
a Genealogia de Teodósio Fernandes da Rocha, descobri que ele foi
tataravô do historiador e escritor pelotense, Mário Osório Magalhães"
(Arthur Victoria Silva, 04/2007).
Em 2009 estava
ainda de pé, mas em ruínas. A prefeitura do município
de Capão do Leão estudava uma forma de recuperá-la. Depois disso não tive mais notícias.
(Fontes: Alfredo Rodrigues, 2005; Arthur Victoria
Silva, 2007; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista
Refesa, maio-jun 1968; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Atualização:
18.05.2023
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