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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ayrosa Galvão
Visconde de Mauá
Herculano de Freitas
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Ramal de Jaguarão - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. Rio Grande do Sul (1925-1975)
RFFSA (1975-1994)
VISCONDE DE MAUÁ
Município de Arroio Grande, RS
Ramal de Jaguarão - km 1.042,447 (1960)   RS-3180
Altitude: 80 m   Inauguração: 05.01.1925
Uso atual: em ruínas (2007)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jaguarão foi aberto em 1932 para unir a estação de Basílio, na linha de Cacequi ao Rio Grande, ao Uruguai, depois de cruzar a ponte internacional sobre o rio Jaguarão. Por ali podia-se seguir para Montevideo de trem. A linha foi totalmente desativada por volta de 1979. Os trilhos foram arrancados, exceto no trecho entre Jaguarão e o rio Uruguai. Quando veio a supressão oficial do ramal em 1994, a linha já era uma saudade havia muitos anos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Visconde de Mauá foi inaugurada em 1925, como ponta de linha no ramal na época. A continuação do ramal até Jaguarão somente se deu em 1932.

"Por volta de 1984 já não havia mais trilhos no ramal de Jaguarão, mas, ao se percorrer o leito, ainda havia restos de brita em grande quantidade e pelas condições, parecia que os trilhos haviam sido retirados havia pouco tempo. Na época já era difícil percorrer o leito pois ele passava dentro de várias propriedades e o pessoal não gostava. A qualidade da foto (abaixo) da ponte é ruim e não dá para perceber certos detalhes: no final da ponte é fechado e tem uma porteira que dá acesso a uma estância. Eu me lembro que nas proximidades ainda existiam restos de uma das estações; segundo me informaram, era a de Visconde de Mauá. Era de madeira e estava em ruínas e tomada pelo mato. Pena que na época não dei importância e não fiz nenhuma foto. Foi nesta região que nasceu o Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá" (Alfredo Rodrigues, 08/2005).

As ruínas da estação, no entanto, são de alvenaria; a plataforma está junto ao prédio. Há galpões de madeira em ruínas próximo à estação; isto pode ter causado o engano. Havia também uma escola no local, mantida na época pela RFFSA.

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1924
AO LADO: Entrega da linha um ano antes da inauguração da primeira estação, que foi Visconde de Mauá em 5 de janeiro de 1925 (O Estado de S. Paulo, 14/2/1924)

1924
AO LADO: Três meses antes da inauguração de Visconde de Mauá, a linha chegava até a estação, no dia 3 de setembro (O Estado de S. Paulo, 5/9/1924)..
(Fontes: Poti Campos; Alfredo Rodrigues; http://autoretratopedro.blogspot.com.br; O Estado de S. Paulo, 1924; VFRGS: relatórios anuais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Visconde de Mauá, inteira e funcionando como tal. Anos 1950? De http://autoretratopedro. blogspot.com.br

As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos Poti Campos

As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos Poti Campos

As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos Poti Campos
   
     
Atualização: 08.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.