|
|
V. F. Rio Grande
do Sul (1925-1975)
RFFSA (1975-1994) |
VISCONDE
DE MAUÁ
Município de Arroio Grande, RS |
Ramal de Jaguarão - km 1.042,447
(1960) |
|
RS-3180 |
Altitude: 80 m |
|
Inauguração: 05.01.1925 |
Uso atual: em ruínas (2007) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jaguarão foi aberto em 1932 para unir a estação
de Basílio, na linha de Cacequi ao Rio Grande, ao Uruguai,
depois de cruzar a ponte internacional sobre o rio Jaguarão.
Por ali podia-se seguir para Montevideo de trem. A linha foi totalmente
desativada por volta de 1979. Os trilhos foram arrancados, exceto
no trecho entre Jaguarão e o rio Uruguai. Quando veio a supressão
oficial do ramal em 1994, a linha já era uma saudade havia
muitos anos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Visconde de Mauá foi inaugurada em 1925, como ponta
de linha no ramal na época. A continuação do
ramal até Jaguarão somente se deu em 1932.
"Por volta de 1984 já não havia mais trilhos no ramal de Jaguarão,
mas, ao se percorrer o leito, ainda havia restos de brita em grande
quantidade e pelas condições, parecia que os trilhos haviam sido retirados
havia pouco tempo. Na época já era difícil percorrer o leito pois
ele passava dentro de várias propriedades e o pessoal não gostava.
A qualidade da foto (abaixo) da ponte é ruim e não dá para perceber
certos detalhes: no final da ponte é fechado e tem uma porteira que
dá acesso a uma estância. Eu me lembro que nas proximidades ainda
existiam restos de uma das estações; segundo me informaram, era a
de Visconde de Mauá. Era de madeira e estava em ruínas e tomada
pelo mato. Pena que na época não dei importância e não fiz nenhuma
foto. Foi nesta região que nasceu o Irineu Evangelista de Souza, o
Barão de Mauá" (Alfredo Rodrigues, 08/2005).
As ruínas da estação, no entanto, são
de alvenaria; a plataforma está junto ao prédio. Há
galpões de madeira em ruínas próximo à
estação; isto pode ter causado o engano. Havia também
uma escola no local, mantida na época pela RFFSA.
..
|
1924
AO LADO: Entrega
da linha um ano antes da inauguração da primeira
estação, que foi Visconde de Mauá em
5 de janeiro de 1925 (O Estado de S. Paulo, 14/2/1924)
|
1924
AO LADO: Três
meses antes da inauguração de Visconde de Mauá,
a linha chegava até a estação, no dia
3 de setembro (O Estado de S. Paulo, 5/9/1924)..
|
|
(Fontes: Poti Campos; Alfredo Rodrigues; http://autoretratopedro.blogspot.com.br;
O Estado de S. Paulo, 1924; VFRGS: relatórios anuais, 1920-68;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Visconde de Mauá, inteira
e funcionando como tal. Anos 1950? De http://autoretratopedro.
blogspot.com.br |
As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos
Poti Campos |
As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos
Poti Campos |
As ruínas da estação, em 01/2007. Fotos
Poti Campos |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.11.2017
|
|