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V. F. Rio Grande
do Sul (1928-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BLAUTH
(DESVIO BLAUTH)
Município de Farroupilha, RS |
Linha de Caxias - km 914,017 (1960) |
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RS-0647 |
Altitude: 670 m |
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Inauguração: 25.02.1928 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São
Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi
prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em
1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve
continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de
Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte,
até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela
VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São
Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande
Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro,
a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante;
para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas
oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994
pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Blauth, ou Desvio Blauth, foi inaugurada em 1928,
de acordo com o Guia Geral de 1960. Ariosto Borges Fortes dá
esta data como tendo sido em 10/01/1912, portanto bem antes. Ficava
junto a uma estação de veraneio.
"Segundo consta, um dos primeiros ou o primeiro veraneio importante
no Estado foi o Veraneio do Desvio Blauth, terceiro distrito do município
de Farroupilha. Este hotel ficava numa parada obrigatória do trem
para se abastecer de água, o que o transformava num ponto de atração
especial, na época e na região. Neste veraneio, que operou entre 1930
e 1960, até fins da década dos anos 50, do século XX, eram recebidas
famílias inteiras, sendo os seus membros distribuídos em vários alojamentos:
de casais, com os quais ficavam os filhos menores, de rapazes e de
moças. Existiam normas sobre meio ambiente, sobre horários de banhos
no 'lago', sobre caminhadas no mato, sobre a hora de apagar a luz
(gerada autonomamente na pequena central hidroelétrica própria, movida
pela água do reservatório da barragem), sobre o horário das refeições
e sobre o comportamento em geral.
Existia um salão de jogos, onde predominavam os jogos de cartas, um
salão de festas, para reuniões dançantes e outros atrativos, entre
os quais passeios de charretes e cavalgadas, bocha e jogo do osso.
Nessa época, a região polarizada por Caxias do Sul e Bento Gonçalves
transformou-se num núcleo importante de veraneio, a tal ponto que
Bento Gonçalves, entre 1920 e 1955, contou com mais de 15 hotéis e
pensões de veraneio, para onde fluíam as famílias abastadas e de classe
média da região de Porto Alegre e de outros núcleos do Rio Grande
do Sul. Hoje, no local do Veraneio Blauth, descendentes diretos da
família Arenhaupt, mantém uma micro-empresa chamada "Paraíso das Cabrinhas",
com a esperança de recuperar a pousada que tanto prestígio teve no
passado.
Era uma clientela que buscava isolamento, repouso, boa comida e bom
atendimento. Os homens jogavam cartas e bebiam grapa e vinho colonial,
comiam salame e pão feito em casa; também davam uma escapada até uma
boa bodega. As mulheres faziam crochê, conversavam entre elas e visitavam
as "colônias" em busca de alguma curiosidade e para comer uva. As
crianças passeavam de charrete, visitando e conhecendo as plantações
e os parreirais. Era um típico veraneio familiar e interiorano, com
comida farta. A partir de 1931, com a organização da primeira Festa
Nacional da Uva e do Vinho, em Caxias do Sul, a região passou a ser
conhecida nacionalmente" (Hotel Dall'Onder: Uma empresa
sociotélica, Rogerio Ortiz Porto, julho de 2002, p. 42-43).
Quanto à paradinha... ainda existiria? "No dia 17/12/2008,
estive no Desvio Blauth. À primeira vista não encontrei nada, a não
ser a base da antiga caixa d'água, porém, depois de observar
atentamente, vi uma fileira de pedras, com o provável comprimento
de uma plataforma, que ainda se encontravam cimentadas no chão, ao
lado dos trilhos. Após olhar fotos antigas da parada, pude concluir
que as pedras eram da fundação de uma antiga plataforma e, perante
os fatos, posso afirmar que a parada foi demolida" (Lucas
Scopel, 12/2008).
ACIMA: Desvio Blauth ficava aqui (Foto Vitor
Hugo Langaro em novembro de 2015).
(Fontes: Patricia Haupt; Julio Paiva; Lucas
Scopel; Acervo R. M. Giesbrecht; Rogerio Ortiz Porto: Hotel Dall'Onder
- Uma empresa sociotélica, 2002; VFRGS: Relatórios, 1920-68;
Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Parada Blauth com carro motor. Anos 1920 ou 1930. Acervo Patricia
Haupt |
Parada Blauth com o trem. Anos 1920 ou 1930. Acervo Patricia
Haupt |
Parada Blauth, ao fundo, com o trem. Anos 1920 ou 1930. Acervo
Patricia Haupt |
A parada Desvio Blauth, em 1933, com um "carro-motor"
da VFRGS. Acervo Ralph M. Giesbrecht |
A parada de Blauth e a vila em volta. Cartão postal de
1934, cessão Julio Paiva |
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Atualização:
27.11.2017
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