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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Blauth
Caruará
Farroupilha
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Mapa das linhas em 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARUARÁ (antiga NOVA SARDENHA)
Município de Farroupilha, RS
Linha de Caxias - km 917,828 (1960)   RS-0646
Altitude: 701 m   Inauguração: 13.05.1910
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1910
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Sardenha foi inaugurada em 1910 pela Cie. Auxiliaire. Em 1945, o seu nome foi alterado para Caruará, provavelmente em virtude da Guerra. O local, no entanto, ainda é conhecido como Nova Sardenha. É hoje um dos quatro distritos do município de Farroupilha. Ainda existem trilhos na região, e junto a essa estação. A estação estava abandonada, mas em junho de 2007 anunciava-se que "o local da estação ferroviária está com data para assinatura de ato de tombamento marcada para o dia 25 do mês. Segundo a Prefeitura de Farroupilha, já existe projeto arquitetônico para a restauração do prédio, além de projeto cultural para o local" (Patricia Haupt, 06/2007). "Em 10/2009

ACIMA: A estação em novembro de 2012 (Foto Rodrigo dos Anjos da Silva).
estive na estação de Caruara. De longe o prédio ainda parecia em estado razoável, mas quando cheguei perto, vi que estava horrível. O acesso à estação é muito dificíl, tudo em volta dela em um raio de 100 metros foi cercado, inclusive por cima dos trilhos e por baixo de um passarela de pedestres que passa sobre a ferrovia. Quando entrei no prédio me impressionei: todo o piso, antigamente de madeira, desabou, deixando um buraco de 1 metro de profundidade no chão. A única sala em que é possível o acesso é uma pequena saleta de 1 metro quadrado em que o piso é de concreto. O telhado está prestes a desabar, todo torto. Suas paredes estão todas pichadas, com barbaridades escritas. Um projeto de restauração se arrasta por anos, mas ainda nada foi feito. Espero que esta estação um dia volte a ser bela como foi antigamente
" (Lucas Scopel, 25/4/2010). Em outubro de 2011, a estação estava em início de ruína. Sobre Nova Sardenha: http://www.sardegnaabbandonata.it/stazione-di-nova-sardenha-brasile/
(Fontes: Ricardo Luiz Busse; Rodrigo dos Anjos da Silva; Marcelo Ferrari; Patricia Haupt; Lucas Scopel; Eduardo Bassotto; Revista Ferroviária, 08/2000; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002;Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 164

A estação em 26/06/2006. Foto Marcelo Ferrari

Interior depredado da estação em 26/06/2006. Foto Marcelo Ferrari

A estação em 26/06/2006. Foto Marcelo Ferrari

A estação em 26/06/2006. Foto Marcelo Ferrari

A estação em 26/06/2006. Foto Marcelo Ferrari

A estação em 2006. Foto Eduardo Bassoto

A estação em início de ruína em 10/2011. Foto Ricardo Luiz Busse

A estação em início de ruína em 10/2011. Foto Ricardo Luiz Busse
     
     
Atualização: 24.11.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.