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V.
F. Rio Grande do Sul (1938-1975)
RFFSA (1975-1994) |
DESVIO
RIZZO Município
de Caxias do Sul, RS |
Linha de
Caxias - km 187 (1960) |
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RS-1198 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.08.1938 |
Uso atual: abandonada
e com muito lixo em volta das ruínas (2023). |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a
Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do
Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação
de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas
em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos
Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa,
e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha
foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até
São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb
da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos
e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por
uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços,
mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em
1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Desvio Rizzo foi inaugurada em 1938.
A estação foi aberta para atender o Frigorífico
Rizzo, sendo ali ponto de saída do desvio que seguia para a
empresa, mas também se embarcavam passageiros nela. No Guia
Levi, a estação era chamada de Frigorífico
Rizzo. Ali ainda existem os trilhos. A estação está
hoje abandonada. Parte do telhado desabou. Estava em ruínas
em 2007, mas os trilhos continuavam ali.
Em agosto de 2023, a estação estava com as paredes danificadas, sem telhado e com o interior repleto de lixo.
Desde 2011, há um termo assinado entre a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para preservação da linha férrea e patrimônio ferroviário.
Conforme a secretária municipal do Planejamento, Margarete Bender, existe um projeto para o restauro e a preservação da subestação do Desvio Rizzo. Porém, a prefeitura aguarda que a União termine uma adequação jurídica para repassar definitivamente a área ao município, por cessão ou doação.
A ideia do município é de promover um processo de integração enquanto Parque Linear.
A vereadora Gladis Frizzo chamou a atenção para o estado do patrimônio, na Câmara de Vereadores e também tem um projeto para revitalização do espaço, lamentando a deteriorição do imóvel histórico.
(Fontes: Marcelo Ferrari, 2007; Revista Ferroviária,
08/2000; IPHAE: Zero Hora, 2023; Câmara Municipal de Caxias do Sul, 2023; Scretaria do Planejamento de Caxias do Sul, 2023; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; VFRGS: Relatórios, 1920-1968; Ariosto Borges
Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-79; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 222
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A estação de Desvio Rizzo em 2007, em ruínas.
Foto Marcelo Ferrari |
A estação de Desvio Rizzo em 2007, em ruínas.
Foto Marcelo Ferrari |
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Atualização:
16.08.2023
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