|
|
RFFSA (1965?-1996) |
MONTENEGRO-NOVA
Município de Montenegro, RS |
Tronco Sul - km |
|
RS-2711 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1965? |
Uso atual: moradia (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Montenegro-nova foi aberta na linha Roca Sales-General
Luz, linha aberta por volta de 1965.
Somente em 1978, os guias de horário mencionavam a estação
de Montenegro-nova, que ficava na junção com
a linha que saía para a velha estação de Montenegro.
Por ali passaram a seguir os trens para Caxias, entre as estações
de Diretor Pestana
e de Montenegro, tendo sido a linha original
de 1909, entre essas duas estações, desativada.
Gelson Garcia cita outra estação utilizada durante
algum tempo, já no final da linha entre São
Leopoldo e Montenegro (anos 1960/70): os passageiros não
embarcavam em Montenegro-nova, mas numa parada na rua Antonio
Ignacio, na cidade. Nessa época, os trens de passageiros
circulavam pela linha com 2 a 3 carros no máximo.
(Veja também MONTENEGRO)
ACIMA:
Esquema da linha antiga que passava por Montenegro até
1978 e também da ligação da linha velha com a
estação de Montenegro-nova (Foto e esquema Gelson Garcia,
03/2005).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1965 a 1976. Veja aqui
horários em 1966
(Guias Levi). |
(Fontes: Alejandro Tumanoff;
Gelson Garcia; Guilherme Müller; Revista Ferroviária, 08/2000;
Guias Levi, 1940-1981) |
|
|
|
A estação de Montenegro-nova, ao fundo, em 03/2005.
Foto Gelson Garcia
|
A estação de Montenegro-nova, em 03/2005. Foto
Gelson Garcia |
A estação de Montenegro-nova, em 07/2209. Foto
Guilherme Müller |
A estação em 17/2/2017. Foto Alejandro Tumanoff |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.03.2017
|
|