A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Bom Jardim
Montenegro-nova
Quilômetro 306
...
Saída para a linha de Montenegro (até c. 1978): Montenegro
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
RFFSA (1965?-1996)
MONTENEGRO-NOVA
Município de Montenegro, RS
Tronco Sul - km   RS-2711
Altitude: -   Inauguração: 1965?
Uso atual: moradia (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Montenegro-nova foi aberta na linha Roca Sales-General Luz, linha aberta por volta de 1965.

Somente em 1978, os guias de horário mencionavam a estação de Montenegro-nova, que ficava na junção com a linha que saía para a velha estação de Montenegro. Por ali passaram a seguir os trens para Caxias, entre as estações de Diretor Pestana e de Montenegro, tendo sido a linha original de 1909, entre essas duas estações, desativada.

Gelson Garcia
cita outra estação utilizada durante algum tempo, já no final da linha
entre São Leopoldo e Montenegro (anos 1960/70): os passageiros não embarcavam em Montenegro-nova, mas numa parada na rua Antonio Ignacio, na cidade. Nessa época, os trens de passageiros circulavam pela linha com 2 a 3 carros no máximo.

(Veja também MONTENEGRO)
ACIMA: Esquema da linha antiga que passava por Montenegro até 1978 e também da ligação da linha velha com a estação de Montenegro-nova (Foto e esquema Gelson Garcia, 03/2005).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1965 a 1976. Veja aqui horários em 1966 (Guias Levi).
(Fontes: Alejandro Tumanoff; Gelson Garcia; Guilherme Müller; Revista Ferroviária, 08/2000; Guias Levi, 1940-1981)
     

A estação de Montenegro-nova, ao fundo, em 03/2005. Foto Gelson Garcia

A estação de Montenegro-nova, em 03/2005. Foto Gelson Garcia

A estação de Montenegro-nova, em 07/2209. Foto Guilherme Müller

A estação em 17/2/2017. Foto Alejandro Tumanoff
   
     
Atualização: 19.03.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.