|
|
Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOM
JARDIM DO BROCHIER
Município
de Brochier, RS |
Tronco
Principal Sul - km 40,986 |
|
RS-2996 |
|
|
Inauguração: anos
1960 |
Uso atual: moradia |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa
Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os
anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí
o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão
Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978.
Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes
a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O
trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles
foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação
do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros
entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até
por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL,
que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do
Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP,
via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos
1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e
com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da
RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Bom Jardim foi inaugurada quase
que certamente no final dos anos 1960. Visualizando pelo Google Maps,
a linha percorre um trecho muito extenso entre Paverama e a
estação nova de Montenegro, praticamente sem
povoações,
ACIMA: A placa da estação mostra o
nome Bom Jardim do Brochier... eu não havia visto este nome
em local nenhum, apenas Bom Jardim... a quilometragem com certeza
é a partir de General Luz. O teto de madeira está sujo
e com o soquete da antiga lâmpada pendurado. Pedras recobrem
a parede da plataforma e os vidros da janela não resistem ao
abandono e às pedradas (Foto Diego Rafael Vargas em setembro
de 2009).
apenas casas esparsas. Inclusive, há um túnel
bastante longo na primeira metade do percurso, nesse sentido. A estação
está em pé em 2009, abandonada e ocupada por um mendigo.
A quilometragem colocada acima está na placa da estação,
que é provavelmente da data da inauguração. O
nome inteiro é Bom Jardim do Brochier. No prédio
mora hoje um mendigo. "O lugar e toda a região de Bom
Jardim está quase que inabitado, moram somente pessoas que
cuidam de gado. Bem diferente da época da infância de
meus pais, que contaram que na inauguração da estação
pousou um helicóptero com os chefes da Rede" (Diego
Rafael Vargas, 7/9/2009). Esta estação e o trecho
em que está (entre Lages e Montenegro) jamais
teve trens de passageiros regulares.
(Fontes: Diego Rafael Vargas, 2009; Google Maps, junho
de 2009; Guias Levi, 1950-79) |
|
|
|
A estação em 9/2009. Foto Diego Rafael Vargas
|
A estação em 9/2009. Foto Diego Rafael Vargas |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.06.2010
|
|