A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Paverama
Bom Jardim do Brochier
Montenegro-Nova
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
Viação Férrea do Rio Grande do Sul (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOM JARDIM DO BROCHIER
Município de Brochier, RS
Tronco Principal Sul - km 40,986   RS-2996
  Inauguração: anos 1960
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jardim foi inaugurada quase que certamente no final dos anos 1960. Visualizando pelo Google Maps, a linha percorre um trecho muito extenso entre Paverama e a estação nova de Montenegro, praticamente sem povoações,

ACIMA: A placa da estação mostra o nome Bom Jardim do Brochier... eu não havia visto este nome em local nenhum, apenas Bom Jardim... a quilometragem com certeza é a partir de General Luz. O teto de madeira está sujo e com o soquete da antiga lâmpada pendurado. Pedras recobrem a parede da plataforma e os vidros da janela não resistem ao abandono e às pedradas (Foto Diego Rafael Vargas em setembro de 2009).
apenas casas esparsas. Inclusive, há um túnel bastante longo na primeira metade do percurso, nesse sentido. A estação está em pé em 2009, abandonada e ocupada por um mendigo. A quilometragem colocada acima está na placa da estação, que é provavelmente da data da inauguração. O nome inteiro é Bom Jardim do Brochier. No prédio mora hoje um mendigo. "O lugar e toda a região de Bom Jardim está quase que inabitado, moram somente pessoas que cuidam de gado. Bem diferente da época da infância de meus pais, que contaram que na inauguração da estação pousou um helicóptero com os chefes da Rede" (Diego Rafael Vargas, 7/9/2009). Esta estação e o trecho em que está (entre Lages e Montenegro) jamais teve trens de passageiros regulares.
(Fontes: Diego Rafael Vargas, 2009; Google Maps, junho de 2009; Guias Levi, 1950-79)
     

A estação em 9/2009. Foto Diego Rafael Vargas

A estação em 9/2009. Foto Diego Rafael Vargas
 
     
     
Atualização: 13.06.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.