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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Manuel
Belisário
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cie. des Chemins de Fer Sud-Ouest Brésilien (1897-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
BELISÁRIO
Município de Panambi, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 341,612 (1960)   RS-0698
Altitude: 501 m   Inauguração: 31.05.1897
Uso atual: moradia (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Belisário foi inaugurada pela Sud Ouest em 1897.

Eliane Terezinha dos Santos Limberger
, em sua obra Neu-Württemberg: Uma colonização alemã no século XX (RS), de 2005, afirma, na página 51, que "em 1911, foram instaladas as primeiras linhas telefônicas; em 1913 ocorreu a chegada de uma agência de correios provocando uma intensa movimentação na região, pois, devido ao seu grande movimento financeiro e grande número de volumes, foi necessário realizar o transporte três vezes por semana; em 1912 a inauguração da estação Belizário e a energia elétrica em 1916".

Evidentemente, a inauguração da estação, situada próxima a Neu-Wurtemberg (hoje o município de Panambi), poderia realmente ter ocorrido em 1912, contrariando a afirmação tanto de Ariosto Borges quanto do IPHAE; Ariosto, porém, cita a data de 13/11/1922 como a da elevação a estação, o que significa que antes havia ali realmente uma parada apenas. Mas desde quando?

Em 1/10/1943, foi entregue o prédio atual, pelo empreiteiro Anito Zeno Petry, substituindo o original.

Em 2015, a estação, desativada e ainda em área rural, servia como moradia.

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório anual, 1943; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Eliane Terezinha dos Santos Limberger: Neu-Württemberg: Uma colonização alemã no século XX (RS), dissertação de mestrado, Universidade de Passo Fundo, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 208

A estação em 4/2015. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em 4/2015. Foto Vitor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 15.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.