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Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1897-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BELISÁRIO
Município de Panambi, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km
341,612 (1960) |
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RS-0698 |
Altitude: 501 m |
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Inauguração: 31.05.1897 |
Uso atual: moradia (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha unindo
Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com
todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro
Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária
do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também
a colonização de boa parte do percurso, locais ainda
virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou
sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria
chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à
Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire
au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação
Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações
absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos
anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem
como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros
circularam até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Belisário foi inaugurada pela Sud Ouest em 1897.
Eliane Terezinha dos Santos Limberger, em sua obra Neu-Württemberg:
Uma colonização alemã no século XX (RS),
de 2005, afirma, na página 51, que "em 1911, foram
instaladas as primeiras linhas telefônicas; em 1913 ocorreu a chegada
de uma agência de correios provocando uma intensa movimentação na
região, pois, devido ao seu grande movimento financeiro e grande número
de volumes, foi necessário realizar o transporte três vezes por semana;
em 1912 a inauguração da estação Belizário e a energia elétrica em
1916".
Evidentemente, a inauguração da estação,
situada próxima a Neu-Wurtemberg (hoje o município
de Panambi), poderia realmente ter ocorrido em 1912, contrariando
a afirmação tanto de Ariosto Borges quanto do
IPHAE; Ariosto, porém, cita a data de 13/11/1922
como a da elevação a estação, o que significa
que antes havia ali realmente uma parada apenas. Mas desde quando?
Em 1/10/1943, foi entregue o prédio atual, pelo empreiteiro
Anito Zeno Petry, substituindo o original.
Em 2015, a estação, desativada e ainda em área
rural, servia como moradia.
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório
anual, 1943; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Eliane Terezinha dos Santos Limberger: Neu-Württemberg:
Uma colonização alemã no século XX (RS),
dissertação de mestrado, Universidade de Passo Fundo,
2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 208 |
A estação em 4/2015. Foto Vitor Hugo Langaro |
A estação em 4/2015. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
15.02.2017
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