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Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande
do Sul
Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram
unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea
do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam
à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue
à administração desta última, que, por
sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920,
a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela
RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou
em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária
do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde
1996, nas maõs da concessionária ALL - América
Latina Logística. Nas páginas das estações,
os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa,
ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União.
É apenas um critério.
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria
Ramal de Santo Ângelo
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HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA MARCELINO RAMOS - SANTA MARIA: A linha unindo Marcelino Ramos
e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho
entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira
Soares, visando a ligação ferroviária do Rio
de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também
a colonização de boa parte do percurso, locais ainda
virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou
sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria
chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à
Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire
au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação
Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações
absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos
anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem
como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros
circularam até os anos 1980 pela linha.
RAMAL DE SANTO ANGELO: O ramal de Santo Ângelo foi construído
pelo Batalhão Ferroviário, e, embora aprovado desde
1895, somente em 1911 foi entregue seu primeiro trecho ligando Cruz
Alta, na linha Marcelino Ramos-Santa Maria a Ijuí. Em 1915
chegou a Catuípe, depois e Santo Ângelo (1921), a Giruá
(1928) e somente em 1940 atingiu sua extensão máxima,
em Santa Rosa. Era chamado de "Ramal de Ouro" por causa
da grande quantidade de mercadorias que transportava. Trens de passageiros
trafegaram pelo ramal certamente até os anos 1980, e o ramal
hoje (2004) está concessionado a ALL.
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