|
|
Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1897-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARAZINHO
Município de Carazinho, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km
234,143 (1960) |
|
RS-0030 |
Altitude: 592 m |
|
Inauguração: 15.11.1897 |
Uso atual: depósito de materiais de
construção e moradia (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo
Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com
todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro
Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária
do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também
a colonização de boa parte do percurso, locais ainda
virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou
sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria
chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à
Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire
au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação
Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações
absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos
anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem
como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros
circularam até os anos 1980 pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Carazinho foi inaugurada em 1897 pela Sud Ouest.
Em 1930, a estação foi ponto de reunião de trens
e de soldados que se dirigiam para o norte do país para o apoio
a Vargas durante a revolução.
Em 1937, o velho e histórico prédio foi posto abaixo
e em seu lugar construído um novo, que é o atual.
Funcionou como estação da ALL por algum tempo, mas em
2002 já abrigava um depósito de materiais de construção.
A vila ferroviária, chamada de Vila Itararé,
abrigava ainda ex-ferroviários em 2014.
"Em Carazinho,
atualmente há uma pracinha com brinquedos infantis e um terminal rodoviário
no entorno da estação, o que não ocorria em 2007, data da última foto
postada em seu site. Se o entorno está mais aprazível, o mesmo não
se pode dizer da estação. O local está sendo utilizado por uma empresa
de materiais de construção, e como moradia na parte superior. Havia
dormentes novos depositados no pátio. Conversei com um ex-funcionário
da ALL, que mora na estação, que disse que a linha tem recebido manutenção
no trecho Passo Fundo-São Bento, com trânsito de autos de linha e
raras composições na época da colheita da soja" (Vitor
Hugo Langaro, 4/5/2014).
ACIMA: O hotel Müller, em frente à estação
de Carazinho. Era o único existente na cidade na época e ficava em
frente à estação ferroviária local – que, concluída havia 15
anos, já apresentava intenso movimento, embarcando tábuas de pinho
para todo o país, inclusive exportando para a Argentina. O Hotel Müller
iniciou suas atividades em 1912 – possivelmente, a fotografia representa
sua inauguração (Cartão postal; texto - Luís Bissigo).
|
1923
AO LADO: Ocupação da estação
em meio à revolução (O Estado de S. Paulo,
21/10/1923).
|
|
1938
AO LADO: Dois acidentes
ferroviários em Carazinho no mesmo dia, em 21 de setembro
de 1938 (O Estado de S. Paulo, 22/9/1938).
|
ACIMA: Trens ainda passam - cargueiros - em Carazinho... a foto é
de 2007 (www.alepolvorines. com.ar).
(Fontes: Alvaro Vargas; Vitor Hugo Langaro;
Paulo Szabadi; Alfredo Rodrigues; Câmara Municipal de Carazinho;
www.alepolvorines.com.ar; Diário
Catarinense, 21/07/2002; O Estado de S. Paulo, 1938; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.04.2019
|
|