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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Triângulo
Passo Fundo
São Miguel
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. des Chemins de Fer Sud-Ouest Brésilien (1898-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1982)
PASSO FUNDO
Município de Passo Fundo, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 179.473 (1960)   RS-0031
Altitude: 670 m   Inauguração: 31.01.1898
Uso atual: Centro cultural (2018).   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Passo Fundo foi inaugurada em 1898. O prédio começou a ser construído no final do século XIX, aos poucos foi se alongando com a construção das máquinas, oficinas, salas e telégrafos sendo concluído em 1920.

Em 1982, teve os trilhos retirados à sua frente para a construção de uma avenida. Os trilhos foram desviados para o bairro
Petrópolis, bem afastado da cidade.

Na verdade, a partir da estação de Passo Fundo-nova, a linha hoje tem um novo traçado, que atinge Roca Sales, no Tronco Principal Sul. Passo Fundo é o ponto de encontro dessa linha, hoje somente de trens cargueiros, com a velha linha da São Paulo-Rio Grande.

Entre esta estação e a de Marcelino Ramos, a linha já estava totalmente desativada por volta do início do século XXI.

Na velha estação - hoje na avenida Sete de Setembro, que foi construída sobre a velha linha erradicada - uma das salas abrigava em 2016 a Brigada Militar e outras, um Centro Cultural. Fica em frente à rua Coronel Chicuta. Ficava dentro de um parque, o Parque da Gare.

(Veja também PASSO FUNDO-NOVA)

1923
AO LADO: A estação durante o início da revolução de 1923 (O Estado de S. Paulo, 6/2/1923).

ACIMA: Linhas de Passo Fundo (CLIQUE PARA VER EM TAMANHO MAIOR). Em cinza: linha original. A linha que segue para o norte está abandonada. A que segue para oeste tem ainda movimento. Em carmin: linha original erradicada em 1982. Em verde: linha nova. Em azul: linha para Roca Salles (Google Maps - adaptação Ralph Giesbrecht).

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Jonas Chanan; Claudio Silva; VFRGS: Relatório anual, 1926; Diário Catarinense, 2002; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação e seu pátio em 1926. Relatório da VFRGS, 1926

Fachada da estação em 1926. Relatório da VFRGS, 1926

A plataforma da estação, em frente à atual pista da avenida 7 de Setembro, aparece ao fundo da foto; em primeiro plano, o soldado Fernando Ribeiro. Foto Claudio Silva, Diário Catarinense, 21/07/2002

A estação, c. 2000, já sem seus trilhos. Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 248

Predio da estação totalmente restaurado em 29/7/2016. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 22.12.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.