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Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1898-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1982) |
PASSO
FUNDO
Município de Passo Fundo, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 179.473 (1960) |
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RS-0031 |
Altitude: 670 m |
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Inauguração: 31.01.1898 |
Uso atual: Centro cultural (2018). |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Passo Fundo foi inaugurada em 1898. O prédio começou a ser
construído no final do século XIX, aos poucos foi se alongando com
a construção das máquinas, oficinas, salas e telégrafos sendo concluído
em 1920.
Em 1982, teve os trilhos retirados à sua frente para a construção
de uma avenida. Os trilhos foram desviados para o bairro Petrópolis,
bem afastado da cidade.
Na verdade, a partir da estação de Passo Fundo-nova,
a linha hoje tem um novo traçado, que atinge Roca Sales,
no Tronco Principal Sul. Passo Fundo é
o ponto de encontro dessa linha, hoje somente de trens cargueiros,
com a velha linha da São Paulo-Rio Grande.
Entre esta estação e a de Marcelino Ramos,
a linha já estava totalmente desativada por volta do início
do século XXI.
Na velha estação - hoje na avenida Sete de Setembro,
que foi construída sobre a velha linha erradicada - uma das
salas abrigava em 2016 a Brigada Militar e outras, um Centro Cultural. Fica em frente à
rua Coronel Chicuta. Ficava dentro de um parque, o Parque da Gare.
(Veja também PASSO FUNDO-NOVA)
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1923
AO LADO: A estação
durante o início da revolução de 1923
(O Estado de S. Paulo, 6/2/1923).
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ACIMA: Linhas de Passo Fundo (CLIQUE PARA
VER EM TAMANHO MAIOR). Em cinza: linha original. A linha que segue
para o norte está abandonada. A que segue para oeste tem ainda
movimento. Em carmin: linha original erradicada em 1982. Em verde:
linha nova. Em azul: linha para Roca Salles (Google Maps - adaptação
Ralph Giesbrecht).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Jonas Chanan; Claudio
Silva; VFRGS: Relatório anual, 1926; Diário Catarinense,
2002; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do
Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação e seu pátio em 1926. Relatório
da VFRGS, 1926 |
Fachada da estação em 1926. Relatório da
VFRGS, 1926 |
A plataforma da estação, em frente à atual
pista da avenida 7 de Setembro, aparece ao fundo da foto; em
primeiro plano, o soldado Fernando Ribeiro. Foto Claudio Silva,
Diário Catarinense, 21/07/2002 |
A estação, c. 2000, já sem seus trilhos.
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
IPHAE, p. 248 |
Predio da estação totalmente restaurado em 29/7/2016.
Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
22.12.2019
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