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Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1897-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
BÁRBARA DO SUL (antiga SANTA BARBARA e BLAU NUNES)
Município de Santa Barbara do Sul,
RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 308,345 (1960) |
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RS-3665 |
Altitude: 521 m |
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Inauguração: 31.05.1897 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Bárbara foi inaugurada em 1897.
Em 1910, com a chegada da linha que vinha de Santa Maria até
Marcelino Ramos, uma nova estação foi construída
"com o objetivo de melhor atender os passageiros e possibilitar
o armazenamento de mercadorias" (www.santabarbaradosul.rs.gov.br).
Em 1925, foi ocupada pela 4a Companhia do 1o Batalhão de Força
Pública da Bahia, sob o comando do Tenente Artur Cortes, durante
o que chamaram de "revolução", mas era a caça
à Coluna Miguel Costa-Prestes, que estava por ali na época
(março/abril). Tropas baianas e de outros estados foram mandadas
para o sul do país nessa época para caçá-los.
Entre 1944 a 1948, o nome da estação e da cidade foram
alterados pelo CNG para Blau Nunes.
Em 1953, o nome da estação passou a ser Santa
Bárbara do Sul, embora o distrito já tivesse
adotado este nome 5 anos antes. Em 1959, tornou-se município,
separando-se do de Cruz Alta.
Depois da desativação, as instalações da estação ferroviária
foram depredadas e furtadas por vândalos, entre os anos de 1997 e
2000. "Pelo que foi verificado no local é possível concluir
que ela era pequena e, talvez, de madeira. A linha atravessa o município
de ponta a ponta e está razoavelmente cuidada. Servia basicamente
para escoar a safra de grãos daquela região do RS" (Rodrigo
Cabredo, 18/3/2009).
Pelas fotos, o pátio ainda tinha desvios em 2009, mas o prédio, que de fato era de madeira (ver foto abaixo) já
havia sido demolido.
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1923
AO LADO: A estação
durante o início da revolução de 1923
(O Estado de S. Paulo, 6/2/1923).
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ACIMA: Carta de Würzburg, Alemanha,
para Santa Barbara em 1932: carta ao Dr. Walter Oettingen, médico
na cidade, localizado apenas pelo nome da estação Santa
Barbara, Estado do Rio Grande do Sul (Acervo Paulo Castagnet).
ACIMA: Estação e pátio em 1957 (cessão Alicio de Assunção).
ACIMA: Caminhões levando cargas para Palmeira das Missões carregam na estação de Santa
Barbara em 1958 (cessão Alicio de Assunção).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Revista da Semana,
1925; www.santabarbaradosul.rs.gov.br, entrada em 19/3/2009; Ariosto
Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1925. Revista da Semana, 11/4/1925 |
Passageiros embarcam na estação de Santa Barbara em 1958 - cessão Alicio se Assunção.
A direita, a estação. em foto sem data. Autor desconhecido |
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Plataforma da estação, em março de 2009.
Foto Rodrigo Cabredo |
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Atualização:
08.09.2021
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