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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
MARIA
Município de Santa Maria, RS (veja
a cidade) |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 515,481 (1960) |
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RS-1495 |
Altitude: 113 m |
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Inauguração: 13.10.1885 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1885 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Maria da Bocca do Monte foi inaugurada em 1885 pela
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, uma empresa pública gaúcha.
"A estação foi construída em terreno
doado por Ernesto Beck e provavelmente já estivesse pronta
em 1885, embora o pesquisador Antonio Isaia aponte o ano de 1900 como
o da inauguração do prédio atual. Inicialmente
teria existido apenas a edificação central de dois pavimentos
e um anexo térreo, a leste, que já não existe
mais. No começo da década de 1920, já com a VFRGS
na administração da ferrovia, foi construída
a plataforma coberta para embarque e desembarque de passageiros"
(Texto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, IPHAE, 2002, pág. 67).
A sua vocação para entroncamento - a população
quintuplicou nos 20 anos seguintes à chegada da ferrovia -
era notória: quando Teixeira Soares ganhou a
concessão para a linha ligando Itararé ao Rio Grande
do Sul, escolheu Santa Maria da Bocca do Monte para o seu final,
em 1889.
A partir de 1894, passou a sair dali o ramal que encontraria em 1910
a estação de Marcelino Ramos e consequentemente
a ligação ferroviária para São Paulo
e Rio de Janeiro.
A estação está abandonada desde que cessaram
os trens de passageiros, em 02/02/1996. "Hoje, a estação
é sobrevivente de dois incêndios criminosos e roubo de material
de construção, por parte de invasores (sem teto), no terreno após
a linha férrea" (Milton Gallas do Amaral, 11/2006).
Anos depois, o abandono continuava - ver foto ao pé da
página, de 2019.
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1923
AO LADO: Explosão na estação. No
mesmo dia, explodiu outra bomba na estação de
Porto Alegre e, na estação de Cruz Alta, encontrou-se
uma terceira bomba (O Estado de S. Paulo, 17/5/1923).
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1923
AO LADO: Reconstruindo a sala de bagagens (O Estado de
S. Paulo, 22/5/1923).
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1923
AO LADO: Quatro meses depois da explosão, um incêndio
destroi as oficinas da estação (O Estado de
S. Paulo, 28/9/1923).
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1924
AO LADO: Modificação na composição
dos trens de Santa Maria para Porto Alegre (O Estado de S.
Paulo, 28/6/1924).
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ACIMA: Patio de Santa Maria, provavelmente
anos 1960.
ACIMA: Embarque de algum eclesiastico na plataforma
da estação, também possivelmente anos 1960 (Autores
desconhecidos).
ACIMA: GJ-8 e GL-12 em Sta Maria, RS - 1981 (Foto Luiz Antonio
Gasparini).
ACIMA: O pátio da estação
de Santa Maria, por volta de 1998, mostrando diversos vagões
e um carro, já abandonados na época (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Em 2018, na plataforma da abandonada estação de Santa Maria, podemops ver como é difícil conservar bens históricos, até mesmo tomados (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Santa Maria em 2022: abandonada havia anos (Foto Vitor Hugo Langaro em janeiro de 2002).
(Fontes: Milton Gallas do Amaral; Lucas
Silveira Righi; Flavio Cavalcanti; Roni Vasconcelos Fontoura; Alfredo
Rodrigues; O Estado de S. Paulo, 1924; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente no final do século
19. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do
Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 32
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A plataforma da estação, em 1992. Foto Flavio
Cavalcanti |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 66 |
A plataforma da estação em 2000. Foto Roni Vasconcelos
Fontoura |
A fachada da estação em 2000. Foto Roni Vasconcelos
Fontoura |
Parte do enorme pátio da estação de Santa
Maria, em 2003. Foto Alfredo Rodrigues |
Armazens e estação, ao fundo, em 2006. Foto Milton
Gallas do Amaral |
O abandono da estação em 2016. Foto Lucas Silveira
Righi |
A estação em fevereiro de 2019. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
27.04.2023
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