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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Otávio Lima
Santa Maria
Inspetor Goulart
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Saída para a linha Marcelino Ramos-Santa Maria:
Fernando Pereira
... Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA MARIA
Município de Santa Maria, RS (veja a cidade)
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 515,481 (1960)   RS-1495
Altitude: 113 m   Inauguração: 13.10.1885
Uso atual: abandonada (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1885
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Maria da Bocca do Monte foi inaugurada em 1885 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, uma empresa pública gaúcha. "A estação foi construída em terreno doado por Ernesto Beck e provavelmente já estivesse pronta em 1885, embora o pesquisador Antonio Isaia aponte o ano de 1900 como o da inauguração do prédio atual. Inicialmente teria existido apenas a edificação central de dois pavimentos e um anexo térreo, a leste, que já não existe mais. No começo da década de 1920, já com a VFRGS na administração da ferrovia, foi construída a plataforma coberta para embarque e desembarque de passageiros" (Texto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002, pág. 67).

A sua vocação para entroncamento - a população quintuplicou nos 20 anos seguintes à chegada da ferrovia - era notória: quando Teixeira Soares ganhou a concessão para a linha ligando Itararé ao Rio Grande do Sul, escolheu Santa Maria da Bocca do Monte para o seu final, em 1889.

A partir de 1894, passou a sair dali o ramal que encontraria em 1910 a estação de Marcelino Ramos e consequentemente a ligação ferroviária para São Paulo e Rio de Janeiro.

A estação está abandonada desde que cessaram os trens de passageiros, em 02/02/1996. "Hoje, a estação é sobrevivente de dois incêndios criminosos e roubo de material de construção, por parte de invasores (sem teto), no terreno após a linha férrea" (Milton Gallas do Amaral, 11/2006).

Anos depois, o abandono continuava - ver foto ao pé da página, de 2019.

1923
AO LADO:
Explosão na estação. No mesmo dia, explodiu outra bomba na estação de Porto Alegre e, na estação de Cruz Alta, encontrou-se uma terceira bomba (O Estado de S. Paulo, 17/5/1923).

1923
AO LADO:
Reconstruindo a sala de bagagens (O Estado de S. Paulo, 22/5/1923).

1923
AO LADO:
Quatro meses depois da explosão, um incêndio destroi as oficinas da estação (O Estado de S. Paulo, 28/9/1923).

1924
AO LADO:
Modificação na composição dos trens de Santa Maria para Porto Alegre (O Estado de S. Paulo, 28/6/1924).

ACIMA: Patio de Santa Maria, provavelmente anos 1960.

ACIMA: Embarque de algum eclesiastico na plataforma da estação, também possivelmente anos 1960 (Autores desconhecidos).

ACIMA: GJ-8 e GL-12 em Sta Maria, RS - 1981 (Foto Luiz Antonio Gasparini).

ACIMA: O pátio da estação de Santa Maria, por volta de 1998, mostrando diversos vagões e um carro, já abandonados na época (Foto Alfredo Rodrigues).

ACIMA: Em 2018, na plataforma da abandonada estação de Santa Maria, podemops ver como é difícil conservar bens históricos, até mesmo tomados (Autor desconhecido).

ACIMA: Estação de Santa Maria em 2022: abandonada havia anos (Foto Vitor Hugo Langaro em janeiro de 2002).

(Fontes: Milton Gallas do Amaral; Lucas Silveira Righi; Flavio Cavalcanti; Roni Vasconcelos Fontoura; Alfredo Rodrigues; O Estado de S. Paulo, 1924; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente no final do século 19. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 32

A plataforma da estação, em 1992. Foto Flavio Cavalcanti

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 66

A plataforma da estação em 2000. Foto Roni Vasconcelos Fontoura

A fachada da estação em 2000. Foto Roni Vasconcelos Fontoura

Parte do enorme pátio da estação de Santa Maria, em 2003. Foto Alfredo Rodrigues

Armazens e estação, ao fundo, em 2006. Foto Milton Gallas do Amaral

O abandono da estação em 2016. Foto Lucas Silveira Righi

A estação em fevereiro de 2019. Foto Silvio Rizzo
     
Atualização: 27.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.