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Indice de estações
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Esquina
Santa Rosa
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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V. F. Rio Grande
do Sul (1940-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
ROSA
Município de Santa Rosa, RS |
Ramal de Santo Ângelo - km
553,950 (1960) |
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RS-1494 |
Altitude: - |
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Inauguração: 12.05.1940 |
Uso atual: museu (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão
Ferroviário, e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911
foi entregue seu primeiro trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino
Ramos-Santa Maria a Ijuí. Em 1915 chegou a Catuípe,
depois a Santo Ângelo (1921), a Giruá (1928) e somente
em 1940 atingiu sua extensão máxima, em Santa Rosa.
Era chamado de "Ramal de Ouro" por causa da grande quantidade
de mercadorias que transportava. Trens de passageiros trafegaram pelo
ramal certamente até os anos 1980, e o ramal está concessionado
à ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Rosa foi inaugurada em 1940.
De acordo com notícias de 1927, o ramal deveria se
estender até Porto Lucena, localidade à beira
do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina (ver caixa abaixo). Porém,
parou em Santa Rosa, mesmo.
"Eu não lembro das diesel da VFRGS. Eu trabalhei na estação
Santa Rosa, no final na linha. Até lá somente chegavam locomotivas
a vapor, das quais as maiores eram de numeração 600, tinham 4 cilindros.
Milionárias (numeração 1000), a linha não comportava. As diesel vinham
até Cruz Alta somente. E que eu lembre, só G-12. Quando modificaram
o lastro da linha, para "tração-diesel", já era RFFSA e eu não estava
mais na ferrovia" (Milton Gallas do Amaral, 10/2006).
Até pelo menos 1978 ainda foram reportados trens de passageiros
até Santa Rosa.
O prédio, em 2004, abrigava o museu e a biblioteca municipais.
Os trilhos haviam sido retirados, tendo sido deixados apenas um trecho
em frente à estação, onde jazia uma locomotiva
de 1909 usada em serrarias (de acordo com a placa ali anexa). Depois
de a RFFSA deixar de operar a linha, os trens da concessionária
ALL passaram a chegar apenas até Ijuí, não
chegando mais a Santa Rosa.
Porém, em maio de 2011, a ALL voltaria a recolher grãos
nessa estação, reativando a linha.
Em 2023, os
trilhos não chegavam mais até a stação, porque "atrapalhavam", segundo a Prefeitura. O local da antiga esplanada é amplo, passando por reformas com atividades esportivas
O prédio ainda sediava o Museu do Município.
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1927
AO LADO: Sobre
a extensão do ramal até Porto Lucena (O Estado
de S. Paulo, 14/8/1927).
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1931
AO LADO: Ainda sobre
a extensão do ramal até Porto Lucena (O Estado
de S. Paulo, 22/9/1927). |
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1934
AO LADO: Sai a verba para unir Giruá a Santa Rosa por ferrovia (O Estado
de S. Paulo, 22/9/1934). |
(ACIMA: Outro aspecto da estação em abril de 2023 (Foto Silvio Rizzo).
(Fontes: Silvio Rizzo, 2023; Alfredo Rodrigues; Vitor Hugo
Langaro; Milton Amaral, 2007; Milton Gallas do Amaral; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; O Estado de S. Paulo,
1927, 1931 e 1934; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 11/02/1996. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 180 |
A estação em 11/2007. Foto Milton Amaral |
A estação em 11/2007. À frente, uma locomotiva
(?) de 1909, segundo a placa, cedida por Irmãos Steffen,
e que foi usada em serrarias da região. Foto Milton Amaral
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A estação em 11/2007. Foto Milton Amaral |
A estação em 11/2007. Foto Milton Amaral |
A estação como estava em 17/1/2015. Foto Vitor
Hugo Langaro |
A ex-estação em abril de 2023. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
04.04.2023
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