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V. F. Rio Grande
do Sul (1921-1969) |
SANTO
ÂNGELO-VELHA
Município de Santo Ângelo, RS
(veja a cidade) |
Ramal de Santo Ângelo - km 482,720
(1960) |
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RS-0231 |
Altitude: - |
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Inauguração: 16.10.1921 |
Uso atual: museu (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão Ferroviário,
e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911 foi entregue seu primeiro
trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino Ramos-Santa Maria a Ijuí.
Em 1915 chegou a Catuípe, depois a Santo Ângelo (1921),
a Giruá (1928) e somente em 1940 atingiu sua extensão
máxima, em Santa Rosa. Era chamado de "Ramal de Ouro"
por causa da grande quantidade de mercadorias que transportava. Trens
de passageiros trafegaram pelo ramal certamente até os anos
1980, e o ramal hoje (2004) está concessionado a ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Angelo foi inaugurada em 1921.
Escreveu Paranhos Antunes sobre a cidade, na revista Eu
Sei Tudo, em 12/1930, que "Santo Angelo de hoje é
bem um atestado do poder civilizador e progressista das estradas de
ferro. Há dez anos atrás arrastava-se o município
na marcha lenta do caranguejo. Inaugurada, porém, a viação
férrea, ligando-a a Cruz Alta, construída pelo 1o Batalhão
Ferroviário, em pouco tempo despertaram as energias latentes
de seu povo, industrias surgiram, a vila duplicou em edificações
e quadriplicou em comércio".
A partir do início dos anos 1970, passou a partir desta estação
o ramal de São Luiz Gonzaga, que logo depois atingiu
a estação de Santiago.
A estação foi desativada em 1969, quando da abertura
da linha ligando Santo Ângelo a Cerro Largo, nese
mesmo ano, obrigando a nova linha a se juntar com a de Santo Ângelo
mais para fora da cidade, o que obrigou a uma mudança de percurso
e de local da estação.
O antigo prédio abrigava em 2015 o Memorial da Coluna Prestes,
e tinha, anexo a ele, um pequeno museu ferroviário. Na frente dela, um carro de passageiros antigo seque exposto no ntigo pátio
(Veja também SANTO ÂNGELO-NOVA)
ACIMA:
A inauguração do ramal nos jornais da época (A
Rua, 18/10/1921).
ACIMA: A cidade e a estação
(à direita), em foto provavelmente dos anos 1920 (http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com).
ACIMA: Foto do interior do museu em que transformou a estação, em foto de Silvio Rizzo em abril de 2023.
ACIMA: A estação, hoje museu, em foto de Silvio Rizzo em abril de 2023. - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR.
(ACIMA: A estação nova, ao norte da cidade, assinalada em vermelho nesta mapa do Google Maps em 2023. A estação velha está muito próxima de onde em azul está o Maxxi Atacado, praticamente no centro da cidade.
(Fontes:
Silvio Rizzo, 2023; Vitor Hugo Langaro, 2015; Alcindo Costa, 2004; Glaucio Machado, 2003; Walter Langbeck;
Edmilson -; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; Revista Eu Sei Tudo, 12/1930; http://santoangeloemfatosefotos.blogspot.com;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos anos 1920. Foto http://
santoangeloemfatosefotos.
blogspot.com |
A estação, com o velho carro parado à sua
frente, em 2003. Foto Glaucio Machado |
A estação em 2003. Foto Glaucio Machado |
A estação em 2003. Foto Glaucio Machado |
A estação, sem data. Foto Walter Langbeck |
A estação em 2004. Foto Alcindo Costa |
A estação em 2004. Foto Alcindo Costa |
A estação como estava em 17/1/2015. Foto Vitor
Hugo Langaro |
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Atualização:
14.04.2023
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