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Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1894-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TAQUAREMBÓ
Município de Júlio de Castilhos,
RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 473,196 (1960) |
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RS-3923 |
Altitude: 501,81 m |
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Inauguração: 20.11.1894 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Taquarembó foi inaugurada em 1894 pela Sud-Ouest.
É um povoado junto às nascentes do arroio Ivorá.
A parada já foi demolida.
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1922
AO LADO: Atropelamento em Taquarembó
(O Estado de S. Paulo, 31/7/1922). |
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1938
AO LADO: Acidente ferroviário entre Taquarembó
e Val de Serra em 1938 (O Estado de S. Paulo, 13/9/1938).
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(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1938; Ariosto
Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
18.01.2022
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