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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Solano
Tupanciretá
Abacatu
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. des Chemins de Fer Sud-Ouest Brésilien (1894-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
TUPANCIRETÁ
Município de Tupanciretá, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 427,829 (1960)   RS-0707
Altitude: 458,44 m   Inauguração: 20.11.1894
Uso atual: lan house (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1948
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tupanciretá foi inaugurada em 1894 pela Sud-Ouest.

Em 1944, começaram as obras da nova estação, que era em local diferente da antiga. A nova ficaria na av. Bortolo Fogliato, enquanto a velha estava na av. Padre Roque Gonzalez. A linha mudava de lugar por causa da construção da variante entre Cruz Alta e Pinhal, na verdade uma retificação daquele trecho. Em 1948 a nova estação ficou pronta e a anterior foi desativada.

Em 2015, já desativada, funcionava como uma lan house.

1924
AO LADO:
Neve em Tupanciretá (O Estado de S. Paulo, 17/8/1924).

1939
AO LADO:
Acidente em Tupanciretá (O Estado de S. Paulo, 5/11/1939).

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Alfredo Rodrigues; João Wincler; ITSEMAP; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1939; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; VFRGS: Relatórios anuais, 1920-59; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A fachada da estação de Tupanciretá em 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXXIV, 1959

A estação, em 1987. Foto João Wincler

A estação em 1996. Foto Alfredo Rodrigues

A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 190

A estação em 2012. ITSEMAP

A estação em 5/2015. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em 28/3/2019. Foto Alejandro Polvorines
   
     
Atualização: 02.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.