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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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João Arreguy
Adolfo Stern
Touro Passo
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Mapa da linha - 1940
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The Brazil Great Southern Railway Co. Ltd. (1888-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1974)
ADOLFO STERN
Município de Uruguaiana, RS
Linha São Borja-Barra do Quaraim - km 918,597 (1960)   RS-3774
  Inauguração: 02.07.1888
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1933?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933 à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada para trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana. Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não esteja sendo utilizada.
 
A ESTAÇÃO: A parada do Quilômetro 120 teria sido aberta em 1888, segundo Ariosto Borges. Em meados dos anos 1930, o nome foi alterado para Adolfo Stern, engenheiro que nasceu em 1897 na Letônia e, vindo com 2 anos de idade para o Brasil, tornou-se um engenheiro famoso em Porto Alegre. Faleceu em 1929. A estação foi definitivamente fechada em 1974 quando foi erradicado o trecho entre Uruguaiana e Itaqui. Uma referência à estação foi encontrada no página do site www.pucrs.campus2.br/unidades/fzva/topass/cabanha.htm: "Junto à UR-300, entre o asfalto da BR 472 e a antiga estação de Adolfo Stern, estende-se, na sesmaria do fundo e de fora do Rincão de São Marcos, um terrapleno vazio de trilhos, de um trem ausente neste século. No início do século XX, a BGS - Brazilian Great Southern - unia Uruguaiana a São Borja, num rastilho de vilas semeadas no interior, despertas pelo apito das locomotivas a carvão de pedra. A meio caminho entre as ruínas das povoações de Adolfo Stern e Touro Passo, em março de 1966, Ricardo Pereira Duarte cravou o primeiro poste para as cercas da que viria a ser a sua Cabanha Touro Passo, surgida com a divisão, em vida, dos bens semoventes de Luiz Duarte Júnior. Uma "cova de touro" ao lado dos saleiros, na coxilha debruçando-se para a várzea de terra negra do arroio, marcava o lugar de um dos primitivos rodeios do avô Luiz Duarte, quando a ausência de aramados separava o gado pelo grito dos campeiros, cada um em sua querência. Por benfeitoria, apenas um buraco de poço, providenciado por seu pai, um par de anos antes. Batido pelos ventos no inverno, banhado de sol no verão, galpão que surgiu foi chamado "Morada do Sol" por César Tasso Lopes, então capataz de Colmar Duarte na estância Retiro, da qual foi desmembrada (...)" (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Relatórios da RVPSC, 1920-1968; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; www.pucrs.campus2.br)
     
     
     
     
Atualização: 18.10.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.