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The Brazil Great
Southern Railway Co. Ltd. (1888-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1974) |
TOURO PASSO
Município de Uruguaiana, RS |
Linha São Borja-Barra do Quaraim
- km 900,471 (1960) |
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RS-3775 |
Altitude: |
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Inauguração: 02.07.1888 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1933? |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The
Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana
a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente
em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída
mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com
a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em
1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933
à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada para
trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana.
Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e
Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente
a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece
nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não
esteja sendo utilizada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Touro Passo foi inaugurada em 1888, próximo ao rio
do mesmo nome. Ali havia um passo (passagem a vau) sobre esse rio.
A estação foi definitivamente fechada em 1974 quando
foi erradicado o trecho entre Uruguaiana e Itaqui.
Uma referência à estação foi encontrada
no página do site www.pucrs.campus2.br/unidades/fzva/topass/cabanha.htm:
"Junto à UR-300, entre o asfalto da BR 472 e a antiga estação
de Adolfo Stern, estende-se, na sesmaria do fundo e de fora do Rincão
de São Marcos, um terrapleno vazio de trilhos, de um trem ausente
neste século. No início do século XX, a BGS - Brazilian Great Southern
- unia Uruguaiana a São Borja, num rastilho de vilas semeadas no interior,
despertas pelo apito das locomotivas a carvão de pedra. A meio caminho
entre as ruínas das povoações de Adolfo Stern e Touro Passo, em março
de 1966, Ricardo Pereira Duarte cravou o primeiro poste para as cercas
da que viria a ser a sua Cabanha Touro Passo, surgida com a divisão,
em vida, dos bens semoventes de Luiz Duarte Júnior. Uma "cova de touro"
ao lado dos saleiros, na coxilha debruçando-se para a várzea de terra
negra do arroio, marcava o lugar de um dos primitivos rodeios do avô
Luiz Duarte, quando a ausência de aramados separava o gado pelo grito
dos campeiros, cada um em sua querência. Por benfeitoria, apenas um
buraco de poço, providenciado por seu pai, um par de anos antes. Batido
pelos ventos no inverno, banhado de sol no verão, galpão que surgiu
foi chamado "Morada do Sol" por César Tasso Lopes, então capataz de
Colmar Duarte na estância Retiro, da qual foi desmembrada (...)"
(Fontes: RVPSC: Relatórios anuais, 1920-68;
Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; www.pucrs.campus2.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
15.02.2018
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