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Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande
do Sul
Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram
unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea
do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam
à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue
à administração desta última, que, por
sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920,
a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela
RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou
em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária
do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde
1996, nas maõs da concessionária ALL - América
Latina Logística. Nas páginas das estações,
os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa,
ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União.
É apenas um critério.
Ramal de São Borja (Dilerm. de Aguiar-S. Borja)
Linha Santiago-Santo Angelo
Linha São Borja-Barra do Quaraim
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HISTÓRICO DAS LINHAS:
RAMAL DE SÃO BORJA: O ramal de São Borja, partindo
da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana,
foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari,
e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar
São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São
Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram
pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está
ativa até hoje, operada pela ALL.
RAMAL DE SANTO ÂNGELO: O ramal de Santo Ângelo, partindo
da estação de Santiago, no ramal de São Borja,
foi aberto em seu primeiro trecho até São Luiz Gonzaga,
em 1943. Em 1957 foi prolongado até Cerro Largo, e por volta
de 1974 atingiu finalmente Santo Ângelo. Trens de passageiros
correram pelo ramal pelo menos até 1976; em 1978 já
não existiam. A linha atualmente tem a concessão da
ALL.
LINHA SÃO BORJA-BARRA DO QUARAIM: A linha de Barra do Quaraim-São
Borja foi inaugurada pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS)
em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho
Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913 alcançou São Borja.
Era uma ferrovia construída mais por motivos estratégicos
- acompanhava a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai
- do que econômicos. Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União
e repassada em 1933 à VFRGS. Em 1965, o trecho mais antigo
foi suprimido, e o trecho restante foi suprimido em 1974 entre Uruguaiana
e Itaqui. A linha Itaqui-São Borja, justamente a mais nova,
durou até 1980 transportando passageiros, e parece nunca ter
sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não esteja
sendo utilizada.
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