Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande do Sul

Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue à administração desta última, que, por sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920, a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde 1996, nas maõs da concessionária ALL - América Latina Logística. Nas páginas das estações, os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa, ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União. É apenas um critério.

Ramal de São Borja (Dilerm. de Aguiar-S. Borja)
Linha Santiago-Santo Angelo
Linha São Borja-Barra do Quaraim

HISTÓRICO DAS LINHAS:

RAMAL DE SÃO BORJA:
O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.

RAMAL DE SANTO ÂNGELO: O ramal de Santo Ângelo, partindo da estação de Santiago, no ramal de São Borja, foi aberto em seu primeiro trecho até São Luiz Gonzaga, em 1943. Em 1957 foi prolongado até Cerro Largo, e por volta de 1974 atingiu finalmente Santo Ângelo. Trens de passageiros correram pelo ramal pelo menos até 1976; em 1978 já não existiam. A linha atualmente tem a concessão da ALL.

LINHA SÃO BORJA-BARRA DO QUARAIM: A linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933 à VFRGS. Em 1965, o trecho mais antigo foi suprimido, e o trecho restante foi suprimido em 1974 entre Uruguaiana e Itaqui. A linha Itaqui-São Borja, justamente a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não esteja sendo utilizada.
Dilermando de Aguiar >> >> Junção com a linha Porto Alegre-Uruguaiana da RVPSC  

Ponte sobre o rio Toropi na saída do ramal - foto Alfredo Rodrigues (1995)
São Pedro do Sul

   
Antonio Lima    
Clara    
Mata    
Taquarichim    
São Xavier  
Jaguari    
Jaguarizinho    
Engenheiro Otávio Rocha    
Curussu    
Inspetor Lobo D'Ávila    
Santiago >> >> ramal de Santo Ângelo    
Carovi
Tupantuba
Charruas
Bossoroca
Rio Piratini
Chimboru
São Luiz Gonzaga
Serrinha
Rolador
Cerro Largo
Guarani das Missões
Sete de Setembro
Cristo Rei
Eng. Borges Fortes
Santo Ângelo (encontro com a linha Cruz Alta-Santa Rosa)
Vinte Pinheiros    
Manuel de Freitas    
Unistalda    
Fiscal Juvêncio Machado    
Cândida Vargas    
Vicente Goulart    
Conde de Porto Alegre    
Povinho dos Castilhos    
Bento Silva    
Nhu-Porã    
Capitão Paulo Horta  
São Borja    
LINHA SÃO BORJA-BARRA DO QUARAIM    
Eng. Olavo Viana    
João Aquino    
Bororé    
Maçambará    
Sociedade    
Tuparaí    
Itaqui    
Arroio da Cruz    
Charqueada    
Ibicuí    
João Arreguy    
Adolfo Stern    
Touro Passo    
Imbaá    
Maquinista Xisto Pereira    
Uruguaiana    
Itapitocaí    
Francisco Borges    
Guterrez    
Beleza    
Barra do Quaraim    
Ponte sobre o rio Quaraí    
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.