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Indice de estações
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Beleza
Barra do Quaraim
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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The Brazil Great
Southern Railway Co. Ltd. (1887-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1965) |
BARRA
DO QUARAIM
Município de Barra do Quaraí,
RS |
Linha São Borja-Barra do Quaraim
- km 983,767 (1960) |
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RS-0672 |
Altitude: 81 m |
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Inauguração: 20.08.1887 |
Uso atual: abandonada (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1887 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The
Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana
a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente
em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída
mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com
a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em
1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933
à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada para
trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana.
Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e
Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente
a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece
nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não
esteja sendo utilizada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Quaraim, ou Barra do Quaraí, foi
inaugurada em 1887 (veja caixa abaixo). Servia à charqueada da "Companhia
Saladera Barra do Quaraí", fundada em 1887, mesmo
ano da abertura da linha. A ponte ferroviária sobre o rio que divide o Brasil do Uruguai, o Quaraim (Quaraí), foi construída dez anos depois (ver caixa abaixo de 1895 e de 1897).).
Em 1893, a estação e o povoado sofreram com a revolução no Rio Grande do Sul (ver caixa abaixo, de 1893).
Em Barra do Quaraim a ferrovia se entroncava com a North Western
of Uruguay Railways. "O início da linha estava na cidade de Salto,
no Uruguai. Chegou a Cuareim, na fronteira com o Brasil, em abril
de 1887, embora ainda não cruzasse o rio Quarai até o Brasil. Posteriormente
outra empresa britânica construiu a ponte e a interconexão com as
ferrovias brasileiras. No lado uruguaio, a ferrovia foi construída
para superar as corredeiras de Salto Chico e de Salto Grande sobre
o rio Uruguai, para permitir o transporte de mercadorias e madeiras.
Em Porto Cuareim se carregava principalmente madeira. As vias desta
ferrovia foram abandonadas nos anos 1990 e hoje estão bastante depredadas.
As pontes estão em pé" (Gunnar Gil, Salto, Uruguai, 09/2006).
No dia 22 de agosto de 1908, os jornais anunciaram que no dia 4 de
outubro partiria "o primeiro trem continental que, cruzando
a fronteira, irá até Porto Alegre". (O Estado
de S. Paulo, 22/8/1908). Como ainda não existia a linha
até Livramento, o trem seguiria realmente pela ponte
sobre o rio Quaraí, seguindo até Uruguaiana,
cuja ligação com Alegrete estava sendo finalizada
nessa época, e por ali seguiria para Porto Alegre.
A linha funcionou para trens de passageiros até 1 de dezembro
de 1961. A estação foi, na época, transformada
em estação rodoviária. Até aí,
por uma ponte metálica sobre o rio Quaraí passavam
os trilhos que seguiam da estação da Barra de Quaraim
- onde se fazia o transbordo - até à estação de Cuareim no
Uruguai.
A ponte ainda existia em 2011, com os trilhos da bitola uruguaia.
O trecho entre a ponte internacional e a estação de Cuareim,
2 a 3 km dentro do Uruguai, estava com o tráfego suspenso desde os
anos 1970, a linha de Cuareim até Baltazar Brum
e Salto - tudo dentro do Uruguai - não tem mais
tráfego desde 01/01/1988, mas os trilhos permaneciam ali.
O prédio da estação de Barra do Quaraim
funcionava em 2011 como moradia e estava em péssimo
estado de conservação, uma sujeira só. Em 2020 estava completamente abandonada.
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1887
À ESQUERDA: Inauguração da linha (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1887). |
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1888
À ESQUERDA: Inauguração da linha e a ponte sobre o rio Ibicuí íA Provincia de S. Paulo, 25/5/1888). |
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1893
À ESQUERDA: Combates em Barra do Quaraí durante a revolução gaúcha em 1892-94. Reparem que em uma das citações aparece o nome Guaraí e não Quaraí - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO TODO (O Estado de S. Paulo, 7/5/1893). |
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1895
À ESQUERDA: Projeto para a Autorização da construção da ponte sobre o rio Quaraí - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO TODO (O Estado de S. Paulo, 22/8/1895). |
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1897
À ESQUERDA: Construção da ponte ferroviária entre a estação no Brasil e o Uruguai, dez anos antes da abertura da linha no Brasil (O Estado de S. Paulo, 29/3/1897). |
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1920
À ESQUERDA: O povoado ganha o nome 12 anos antes da abertura da estação (O Estado de S. Paulo, 17/1/1920). |
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1921
À ESQUERDA: O presidente do Uruguai visita a estação sem avisar antes - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 29/4/1921). |
ACIMA: Pátio da estação de Barra do Quarahim,
provavelmente anos 1930 (Acervo Gunnar Gil).
ACIMA: Vista da ponte a partir do Brasil,
não há mais trilhos (Foto João Róger de Souza Sastre em agosto de 2008).
ACIMA: Vista da ponte a partir do Uruguai: lá ainda existem os trilhos
seguindo para Montevideo, mas tudo está encoberto pela vegetação (Foto João Róger de Souza Sastre em agosto de 2008).
(Fontes: Gunnar Gil; Ricardo Fraga; Vagner Feksa; Samuel Rachdi; João Roger
de Souza Sastre; VFRGS: Relatórios, 1920-68; Eng. Ariosto Borges
Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 2002. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 80 |
A estação em 2008. Foto João Roger de Sousa
Sastre |
A estação em 2008. Foto João Roger de Sousa
Sastre |
A estação em 2008. Foto Roger de Sousa Sastre |
A estação em 25/4/2020. Foto Vagner Feksa |
A estação em 03/2021. Foto Ricardo Fraga |
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Atualização:
30.03.2021
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