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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CACEQUI
Município de Cacequi, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 628,273
(1960) |
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RS-0694 |
Altitude: 89 m |
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Inauguração: 23.12.1890 |
Uso atual: museu e outros (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1890 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50
km. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi
encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar
os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens
cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cacequi foi inaugurada em 22 (ou 23) de dezembro de 1890 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
O nome derivou do rio Cacequi, que passa por ali.
Por vários
anos, até 1907, a estação foi ponta de linha
da ferrovia, devido a uma série de empecilhos para a construção
do trecho entre ela e Alegrete. Mesmo antes da continuação
da linha até Uruguaiana, partia de Cacequi um
vapor que seguia pelo rio Ibicuí até Uruguaiana.
Dessa estação saíam também trens para
Bagé e Marítima (Rio Grande) e para Livramento.
Era um importantíssimo entroncamento. Em
1913, o núcleo de Cacequi, junto à estação ferroviária,
tinha 50 casas e 200 habitantes e iluminação a querosene.
Mais tarde, a estação ferroviária serviu como ponto de almoço, tendo
o restaurante mais movimentado do Estado, de propriedade de Antônio
Fonseca, por ser um entroncamento ferroviário movimentadíssimo
(www.cacequi.famurs.com.br).
Segundo se conta, a baldeação
em Cacequi - quando o trem vinha de Santana do Livramento ou de Bagé - era feita com todos os passageiros saindo
de um trem que rumava para Santa Maria e entrando no outro
com as respectivas bagagens. Em 2010, o prédio da estação
servia como museu e outros fins; os trens de passageiros pararam em
02/02/1996.
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1891
AO LADO: A inauguração da estação em 22/12/1890 (O Estado de S. Paulo, 6/1/1891). |
ACIMA: Pátio
ferroviário de Cacequi em 1980 (Acervo Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Na plataforma de Cacequi em 1998 (Foto Flavio Moreira dos Santos).
ACIMA: Cruzamento de linhas no pátio ferroviário
de Cacequi, em 12/2/2010 (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: Ponte sobre o rio Santa Cruz em Cacequi, em 2021 e, sob ela, um desvio de um antigo pátio de carregamento de areia que fica embaixo da ponte, que está abandonado desde meados de dos anos 2010, embaixo da areia e do mato. Ainda pode se ver tanto os desvios quanto as alavancas dos AMV's. A ponte tem mais de 1 km de comprimento. Este trecho da ferrovia encontra-se com baixíssimo movimento de cargas, desde 2016 com a desativação da linha ate Uruguaiana, e o fechamento do porto seco alfandegário em Santana do Livramento (já no ramal que liga até os desvios até o mesmo) essa ponte só e utilizada na safra para trazer soja e/ou trigo da estação tigre, que fica adiante na linha (Foto Augusto Taschetto em 8/5/2021).
(Fontes: Marília, Rio Grande; Alcindo Costa;
Alfredo Rodrigues; Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; www.cacequi.famurs.
com.br; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma de embarque em Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo
Rodrigues |
Plataforma de embarque em Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo
Rodrigues |
A estação de Cacequi, em 24/10/1999. Foto Alfredo
Rodrigues |
Uma das antigas plataformas da estação, em 2004.
Foto Alcindo Costa |
A plataforma principal da estação, hoje estacionamento,
em 2004. Foto Alcindo Costa |
A estação, em 2004. Foto Alcindo Costa |
A estação em 12/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues |
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Atualização:
20.03.2022
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