|
|
V. F. Rio Grande
do Sul (1973-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CACHOEIRA
DO SUL-NOVA
Município de Cachoeira do Sul, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana (variante) - km 209 (1976) |
|
RS-3050 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1973 |
Uso atual: depósito (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1973 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1973, a estação
original de Cachoeira do Sul, inaugurada em 1883, foi desativada
e uma nova estação foi construída no bairro Oliveira,
com o nome de Cachoeira do Sul-nova, distante do centro, numa
variante que mudou a linha de seu local primitivo.
"Em 1984, como estudante mochileiro, fui de Cachoeira a Uruguaiana,
no trem comum. Atravessei a ponte em Passo de los Libres e fui até
Buenos Aires, pelo General Urquiza (hoje ALL). Atravessei de barco
até Montevideo e dali tomei um trem até Rivera. Passando a pé a fronteira,
ainda dava para pegar o trem de Livramento até Cachoeira, fechando
um grande triangulo internacional. Em quantos lugares se pode fazer
isto?" (Eduardo Minssen, 12/2006).
A "nova" Cachoeira, deixando de ser ponto de parada
de trens de carga e passageiros, foi completamente depredada por marginais.
Agora há um plano para que seja o ponto terminal de uma ferrovia turística,
unindo Cachoeira e Rio Pardo. "A estação
continua de pé, mas depenada. Roubaram até as esquadrias das janelas
e aparelhos sanitários; à noite serve de abrigo para marginais. É
uma pena, pois foi construída para desafogar o centro de Cachoeira,
fazendo-lhe uma espécie de contorno facilmente acessível. Resta esperar
que a tal linha turística não fique só nas promessas" (Liberato
Cunha, 01/2006).
Em 2015, a estação continuava abandonada. Em 2022 estava sendo utilizada por um depósito de pneus velhos, provavelmente uma recicladora de pneus, seg. Alex Alves.
(Veja também
CACHOEIRA DO SUL)
ACIMA:
Trem de passageiros para na nova estação de Cachoeira
do Sul logo após sua abertura, em 1973 (Foto da Revista Refesa
- outubro-dezembro de 1973).
ACIMA: Embarque de passageiros na estação
de Cachoeira, provavelmente anos 1980 (Foto Renate Elisabeth Schmidt
Aguiar).
ACIMA: Trem de passageiros na nova estação
de Cachoeira do Sul em 1993 (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: A estação em 14/10/2022, em foto de Alex Alves.
(Fontes: Alex Alves, 2022; Alfredo Rodrigues, 2010; Rodrigo A. da Silva, 2015; Renate
Elisabeth Schmidt Aguiar, anos 1980; Coaraci Camargo, 1990; Liberato Cunha; Eduardo
Minssen; Revista Refesa, 1973; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Cachoeira-nova em 1990. Nela, o trem
Porto Alegre-Uruguaiana. Foto Coaraci Camargo |
A estação em 11/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 15/1/2015. Foto Rodrigo A. da Silva |
A estação como depósito em 14/10/2022. Foto Alex Alves |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.10.2022
|
|