|
|
E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1973) |
CACHOEIRA
DO SUL
Município de Cachoeira do Sul, RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 631,108
(1960) |
|
RS-1492 |
Altitude: 70 m |
|
Inauguração: 07.03.1883 |
Uso atual: demolida em 1975 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando
Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para
se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cachoeira foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Era ela
a estação terminal do trecho inaugural, que ligava Santo
Amaro (Amarópolis) a ela (ver caixa abaixos, de 1883).
Nos anos 1940, a estação
e a cidade passaram a ter o nome atual: Cachoeira do Sul.
Em 1973, foi desativada e
uma nova estação foi construída no bairro Oliveira
(Cachoeira do Sul-nova), distante do centro, numa variante
que mudou a linha de
seu local primitivo.
Os trilhos foram retirados em 20 de julho de
1974 e a a velha estação foi demolida menos de um ano
mais tarde: em seu lugar foi construída uma praça - a demolição
começou exatamente no dia 1o de junho de 1975. "Por incrível que pareça, depois de todo este tempo, consegui recuperar
o nível de bronze (Imperio do Brazil) que fixava a altitude do local
e que estava incrustrado no muro dela, depois de 33 anos! O que prova
que existe muita coisa por aí...O sino da Estação, infelizmente, foi
comprado num leilão da RFFSA e está num hotel da cidade de São Pedro"
(Eduardo Minssen, 03/2009).
(Veja também CACHOEIRA
DO SUL-NOVA)
|
1883
AO LADO: Inauguração da linha entre Margem do Taquari e Cachoeira prevista para março de 1883 (A Provincia de S. Paulo, 11/02/1883).
|
|
1883
AO LADO: Inauguração da linha entre Margem do Taquari e Cachoeira (A Provincia de S. Paulo, 13/3/1883).
|
|
1892
AO LADO: Mortes na captura da estação durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892). |
|
1917
AO LADO: Aumento da sara de espera na estação de Cachoeira (O Estado de S. Paulo, 24/3/1917). |
ACIMA: Chegada do trem à estação.
Provavelmente anos 1940. Cena que a cidade fez questão de derrubar
logo após a retirada do trem na cidade, em 1975 (Autor desconhecido).
ACIMA: Retirada dos trilhos da linha em Cachoeira em 1974. Ao fundo,
a estação que seria demolida um ano depois (Acervo Eduardo
Minssen).
(Fontes: Eduardo Minssen; Renato Thomsen; Daniel
Gentili; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; Revista da Semana, 1932; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 1900, com carroças e carruagens
à sua frente. Autor desconhecido |
A estação. Data atribuida: década de 1900. Autor desconhecido |
A estação de Cachoeira em 1918. Cartão
postal |
A estação de Cachoeira em 1932. Foto da Revista
da Semana, desse ano |
Chegada do trem à estação. Anos 1940, Autor
desconhecido |
|
|
|
|
|
Atualização:
31.10.2022
|
|