A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Saladero Oeste
Maquinista Xisto Pereira
Uruguaiana
...
Linha Barra do Quaraí-São Borja:
Imbaá
Maquinista Xisto Pereira
Uruguaiana
...
Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
MAQUINISTA XISTO PEREIRA (antiga SALSO)
Município de Uruguaiana, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 881,768 (1960)   RS-3722
  Inauguração: 24.12.1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Salso foi inaugurada em 1907. Era nesta estação que existia a bifurcação das linhas da antiga Brazil Great Southern Rwy. (Barra do Quaraim-São Borja) e da E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 23/02/1951, passou a ser chamada de Maquinista Xisto Pereira (1901-1950), morto em um acidente próximo a Uruguaiana. "A estação foi desativada em meados de 1970 quando foi fechado o ramal Uruguaiana-Itaqui-São Borja. Se não me falha a memória o prédio era de madeira e hoje só existe o estribo" (Alfredo Cruz, 12/2006). Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana pararam em 02/02/1996. "A estação fica ao lado de uma 'carretera' municipal. Desde 1968 com o advento da nova estrada BR-472, a estação ficou posicionada a uns 400 m do asfalto. O estribo foi o que restou da ex-estação, e bem próximo fica atualmente a Usina Termoelétrica de Uruguaiana. Na realidade acho que ela só servia para fazer o acesso ao ramal de São Borja, pois ainda é visível o leito deste ramal poucos metros à frente e bem antes da "carretera" cruzar a linha (100 mts após a estação). Além disso, neste lugar não há sinal de que houve qualquer aglomeração de casas" (Carlos Miguez, 19/11/2008).
(Fontes: Gazeta Mercantil, edição de 1996; Guias Levi, 1940-1981; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Alfredo Cruz, 2006; Carlos Miguez, 2008)
     

Plataforma da estação demolida, sentido Porto Alegre, em novembro de 2008. Foto Carlos Miguez

Plataforma da estação demolida, sentido Uruguaiana, em novembro de 2008. Foto Carlos Miguez
     
     
Atualização: 21.02.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.