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Cie.
Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MAQUINISTA
XISTO PEREIRA (antiga SALSO)
Município
de Uruguaiana, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 881,768 (1960) |
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RS-3722 |
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Inauguração: 24.12.1907 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto
diminuiu a linha em 50 km. Durante os seus anos de operação
foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Salso foi inaugurada em 1907. Era
nesta estação que existia a bifurcação
das linhas da antiga Brazil Great Southern Rwy. (Barra do
Quaraim-São Borja) e da E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 23/02/1951, passou a ser chamada de Maquinista Xisto Pereira
(1901-1950), morto em um acidente próximo a Uruguaiana.
"A estação foi desativada em meados de 1970 quando foi fechado
o ramal Uruguaiana-Itaqui-São Borja. Se não me falha a memória o prédio
era de madeira e hoje só existe o estribo" (Alfredo Cruz,
12/2006). Os trens de passageiros da linha Porto Alegre-Uruguaiana
pararam em 02/02/1996. "A estação fica ao lado de uma 'carretera'
municipal. Desde 1968 com o advento da nova estrada BR-472, a estação
ficou posicionada a uns 400 m do asfalto. O estribo foi o que restou
da ex-estação, e bem próximo fica atualmente a Usina Termoelétrica
de Uruguaiana. Na realidade acho que ela só servia para fazer o acesso
ao ramal de São Borja, pois ainda é visível o leito deste ramal poucos
metros à frente e bem antes da "carretera" cruzar a linha (100 mts
após a estação). Além disso, neste lugar não há sinal de que houve
qualquer aglomeração de casas" (Carlos Miguez, 19/11/2008).
(Fontes: Gazeta Mercantil, edição
de 1996; Guias Levi, 1940-1981; VFRGS, suas estações
e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Alfredo Cruz, 2006; Carlos Miguez, 2008)
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Plataforma da estação demolida, sentido Porto
Alegre, em novembro de 2008. Foto Carlos Miguez |
Plataforma da estação demolida, sentido Uruguaiana,
em novembro de 2008. Foto Carlos Miguez |
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Atualização:
21.02.2009
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