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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Touro Passo
Imbaá
Maquinista Xisto Pereira
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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The Brazil Great Southern Railway Co. Ltd. (1888-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1974)
IMBAÁ
Município de Uruguaiana, RS
Linha São Borja-Barra do Quaraim - km 890,736 (1960)   RS-3776
  Inauguração: 02.07.1888
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933 à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada para trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana. Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não esteja sendo utilizada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Imbaá foi inaugurada em 1888, próximo à nascente do arroio do Imbaá. A estação foi definitivamente fechada em 1974 quando foi erradicado o trecho entre Uruguaiana e Itaqui. "Imbaá, era o local onde meu avô teve sua última fazenda. O ramal de São Borja passava pelos fundos da propriedade, que ficava quase chegando em Imbaá, cerca de 1,5 km antes. É um lugarejo com umas 30 ou 40 casas, bem distantes umas das outras; tem um 'bolicho' (venda/armazém) e 2 empresas de beneficiamento de arroz. Eu me lembrava que existia uma estação em Imbaá (à noite escutávamos o apito do trem), porém, ao chegar no local, a chuva estava tão intensa que ficamos impossibilitados até mesmo de descer do carro para tentar localiza-la. Parece incrível o que vou lhe contar, mas na estrada de terra, encontramos um senhor em sua antiga caminhonete F-100, 4 cilindros a álcool. com o capô aberto. Perguntei se precisava de ajuda, agradeceu e disse que estava saindo de casa - apontou-a, a menos de 30 mts dali - e ia esperar o distribuidor secar. Perguntamos se conhecia a antiga estação de Imbaá e ele nos disse que já tinha sido demolida; sabia disso pois sua casa foi erguida sobre as fundações dela. Fiquei de voltar em um dia seco para fotografar" (Carlos Miguez, 18/11/2008).
(Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Relatórios da RVPSC, 1920-1968; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Carlos Miguez, 2008)
     
     
     
     
Atualização: 21.02.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.