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The
Brazil Great Southern Railway Co. Ltd. (1888-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1974) |
IMBAÁ
Município
de Uruguaiana, RS |
Linha São
Borja-Barra do Quaraim - km 890,736 (1960) |
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RS-3776 |
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Inauguração: 02.07.1888 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada
pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho
de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui.
Somente em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia
construída mais por motivos estratégicos - acompanhava
a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos.
Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em
1933 à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada
para trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana.
Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e
Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente
a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece
nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não
esteja sendo utilizada. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Imbaá foi inaugurada em 1888,
próximo à nascente do arroio do Imbaá. A estação
foi definitivamente fechada em 1974 quando foi erradicado o trecho
entre Uruguaiana e Itaqui. "Imbaá, era o local
onde meu avô teve sua última fazenda. O ramal de São Borja passava
pelos fundos da propriedade, que ficava quase chegando em Imbaá, cerca
de 1,5 km antes. É um lugarejo com umas 30 ou 40 casas, bem distantes
umas das outras; tem um 'bolicho' (venda/armazém) e 2 empresas de
beneficiamento de arroz. Eu me lembrava que existia uma estação em
Imbaá (à noite escutávamos o apito do trem), porém, ao chegar no local,
a chuva estava tão intensa que ficamos impossibilitados até mesmo
de descer do carro para tentar localiza-la. Parece incrível o que
vou lhe contar, mas na estrada de terra, encontramos um senhor em
sua antiga caminhonete F-100, 4 cilindros a álcool. com o capô aberto.
Perguntei se precisava de ajuda, agradeceu e disse que estava saindo
de casa - apontou-a, a menos de 30 mts dali - e ia esperar o distribuidor
secar. Perguntamos se conhecia a antiga estação de Imbaá e ele nos
disse que já tinha sido demolida; sabia disso pois sua casa foi erguida
sobre as fundações dela. Fiquei de voltar em um dia seco para fotografar"
(Carlos Miguez, 18/11/2008).
(Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Relatórios da
RVPSC, 1920-1968; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges
Fortes, 1962; Carlos Miguez, 2008) |
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Atualização:
21.02.2009
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