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E.
F. Porto Alegre a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (n/d-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
LUCAS Município
de Cacequi, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 583,474 (1960) |
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RS-3251 |
Altitude: - |
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Inauguração: 23.12.1890 |
Uso atual: abandonada
e em ruínas (2021) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São Lucas foi inaugurada
em 1890. Ficava às margens do rio Ibicuí, e, no início,
a atendia à fazenda de criação de gado "Pau
Fincado", da família Chagas.
Os trens de passageiros
circularam por aqui até 02/02/1996.
"A maior tristeza
me deu quando passei por São Lucas e constatei que a estação está
parcialmente destruída. Da última vez que estive lá ela estava em
pé. Agora é tarde. Porém a arquitetura dela era a mesma da estação
de Canabarro" (Daniel Taschetto, 09/2005).
"E o que
tu deixas para mim? Morei naquela estação dos 5 aos 15 anos de idade
e o meu pai foi agente de São Lucas de 1951 a 1971. Ao ver essas fotos,
deu-me vontade de chorar. Muito brinquei e andei de bicicleta naquela
plataforma que resta. Muito andei de trolei naqueles trilhos. Em 1990
estive por lá e estava tudo em pé. Vi os escritos do meu pai nos documentos
da estação. Olhei o meu quarto e as árvores onde eu trepava. Hoje
tudo está acabado. O meu pai foi agente da estação de Ipê
(onde nasci em 1946 e próxima a Rio Pardo), Guassu-boi e Palma. Foi
ainda praticante de telegrafia em Camobi (antiga Colônia)"
(Elton Penna, Porto Alegre, 01/2006).
ACIMA: Pátio de São Lucas em 2021 (Foto Augusto Taschetto
em 28/08/2021)
(Fontes: Gazeta Mercantil,
edição de 1996; Guias Levi, 1940-1981;
Daniel Tascheto; Elton Pena, 01/2006; VFRGS, suas estações
e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Ruínas da estação de São Lucas em
2005. Foto Daniel Taschetto |
Ruínas da estação de São Lucas em
2005. Foto Daniel Taschetto |
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Atualização:
23.12.2021
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