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V. F. Rio Grande
do Sul (1921-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CHAGAS
(antiga BENTO GONÇALVES)
Município de Dilermando de Aguiar,
RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana -
km 572,210 (1960) |
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RS-3290 |
Altitude: 102,39 m |
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Inauguração: 15.10.1921 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídasalgumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Bento Gonçalves foi inaugurada em 1921. Pouco durou
este nome: em 28/08/1922, seu nome foi alterado para Chagas.
Servia à estância do dr. Fernando Chagas Carvalho
e tinha à sua volta um povoado, que parecia em 2006 não
mais existir.
Os trens de passageiros deixaram de passar ali em 02/02/1996. Hoje
sobrem restos da plataforma, desvios sem ligação com
a linha principal e um poço.
"A parada Chagas fica num lugar muito isolado e segundo os
antigos era um belo prédio. Onde vemos (nas fotos abaixo) aqueles
desvios enferrujados era onde havia a caixa d'água, parada obrigatória
para os trens que seguiam para Uruguaiana" (Daniel Taschetto,
11/2005).
ACIMA:
A parada foi palco de um combate na revolução gaúcha
de 1923 (O Estadod e S. Paulo, 25/10/1923).
(Fontes: Gazeta Mercantil, 1996; Guias Levi,
1940-81; Daniel Taschetto; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas
estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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Desolação onde era a Parada Chagas. Foto Daniel
Taschetto |
Desolação onde era a Parada Chagas. Foto Daniel
Taschetto |
Desolação onde era a Parada Chagas. Foto Daniel
Taschetto |
Desolação onde era a Parada Chagas. Foto Daniel
Taschetto |
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Atualização:
23.02.2018
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