A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pimenta-nova
Salto-nova
Itu-nova
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
FEPASA (1985-1998)
SALTO-NOVA
Município de Salto, SP
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 210,804 (1994)
  SP-2821
Altitude:   Inauguração: 02.12.1985
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1985
 
 
HISTORICO DA LINHA: Por volta de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do ramald e Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos, passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã, como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente ao porto de Santos e era na prática a retificação do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões novas de antigas estações foram criadas, todas as estações do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal, e a única estação remanescente na linha foi a de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários do Estado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Salto-nova foi aberta em 1985, seis meses após a entrega da variante Boa Vista-Guaianã. Como Itu-nova, fica fora da cidade, e é um pátio de cruzamento, como as outras: nunca foi estação de passageiros. (VEJA TAMBÉM SALTO)
     


A estação em 2000. Foto Antonio Carreão


Estação de Salto-nova, em 2005. Foto C. A. Filetti
 
     
     
Atualização: 05.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.