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Itu
Salto
Pimenta
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2020
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Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1985) |
SALTO
Município de Salto, SP |
Ramal de Campinas - km 129,119 |
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SP-0543 |
Altitude: 520 m |
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Inauguração: 02.04.1873 |
Uso atual: Parada para o trem Republicano (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1898 |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1873,
foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí
da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana
em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque,
a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco
Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas.
Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação
da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976.
O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e
entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT,
hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Salto foi inaugurada em 1873, alguns dias antes que a estação
de Itu, como uma das estações pioneiras da então linha-tronco
da Ituana, que vinha de Jundiaí em direção a Itu. A
cidade contava então com menos de mil habitantes e cerca de
duzentas casas.
Era também necessário atravessar o rio Jundiaí
com balsa para ir da cidade à estação. Isto até
1898, quando foi inaugurada uma ponte de madeira no que hoje é
o final da rua Monsenhor Couto, construída às
expensas de um industrial da época, o Dr. Barros Júnior.
A partir de 1914, passou a servir ao ramal de Campinas. Em
1959, a estação - já com um edifício novo desde 1898
- tinha cinco desvios particulares: da pedreira da Ponte; da pedreira
de João Dias; da Brasital - com quase 2 km de extensão; da Eucatex
e da EMAS, que consumia bauxita. Outras indústrias, como a Têxtil
Assad Abdala e a Fábrica Picchi e o comércio em geral recebiam
mercadorias e matérias-primas que chegavam pela ferrovia: celulose,
fardos de algodão, cimento, madeira, soda cáustica, bobinas de aço,
botijões de gás etc. Também por ela, saíam café em grãos, paralelepípedos,
pedra britada, areia dos rios Jundiaí e Tietê, vinho das vinícolas
Milioni e Donalísio, óxido de alumínio da EMAS, em média 10 vagões
por dia de chapas da Eucatex e artigos de couro do
Cortume Telesi, entre outros.
Foi desativada em 1985. Está situada na saída de Salto para
Jundiaí. Foi uma escola, depois sede da COOCISA - uma cooperativa
- e em 2020 estava restaurada, tendo sido aberta como parada para passageiros no Trem Republicano (turistico - linha Itu-Salto) no dia 19 de dezembro.
(veja também
SALTO-NOVA)
1881
AO LADO: Sobre a cidade de Salto e seu trem no (http://leituraspossiveis.
blogspot.com - Elton Frias Zanoni).
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As Festas do Salto, existentes desde os primeiros anos do século
XVIII, motivaram, a partir de 1876, uma iniciativa que se tornou
praxe das empresas que operavam a ferrovia: correr trens entre
Salto e Itu, nos dias 7 e 8 de setembro de cada ano, a curtos
intervalos de tempo. Isso se mostrava interessante já que havia
um numeroso contingente de ituanos interessados em vir para
cá, justamente para participar dos tradicionais festejos na
data da Padroeira do Salto. O aviso extraído do jornal Imprensa
Ytuana, de 4 de setembro de 1881, dá o tom do movimento nesses
dias: "No dia 8 de Setembro p. futuro correrão os trens extraordinários
como de costume. Na véspera, 7 de Setembro haverá um trem especial
que partindo de Ytu as 5 horas da tarde, regressando do Salto
de noite, 15 minutos depois de um prolongado apito da machina"
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1889
AO LADO: Inauguração da fabrica de papel - todo mundo foi de trem e desceu na estação da cidade - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO) (A Provincia de S. Paulo, da Manhã, 17/9/1889). |
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1891
AO LADO: Acidente mata burros de carga nos trilhos (O Estado de S. Paulo, da Manhã, 7/8/1891). |
ACIMA:
Estação de Salto, provavelmente anos 1940 (leituraspossiveis.blogspot.com
- Prof. Elton Frias Zanoni ).
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1947-1949
AO LADO: Movimento na estação de Salto no ano de 1947 (Folha da Manhã, 1/2/1948).
ACIMA: Problemas com o horário dos trens da Sorocabana
em 1949 (Folha da Manhã, 11/1/1948). |
ACIMA: Composição cargueira parada
na estação de Salto, em 1982 (O Estado de S. Paulo,
10/12/1982 - acervo Carlos R. Almeida).
ACIMA: Na estação
de Salto em 1985. Às vésperas da desativação,
já havia 9 anos que trens de passageiros não mais passavam
por ali (Foto Orandir Pannucci).
ACIMA: Bela foto da estação
em 1985, com os trilhos que hoje já não existem mais
(Foto Orandir Pannucci).
ACIMA: A estação
reformada em 2020, esperando que um dia o projetado trem turistico Salto-Itu saia do papel
(Foto Luis Carlos Eden).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local;
Salto em 4/2/2022. Silvio Rizzo;, 2002; Orandir Pannucci; Christian Duch; Carlos R. Almeida; Alberto del Bianco;
Edilson Luiz de Santis; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; Elton
Frias Zanoni; http://leituraspossiveis.blogspot.com; O Estado de S.
Paulo, 1982; Folha da Manhã, 1948-1949; Cia. Ytuana, relatórios
anuais, 1872-92; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Salto, ainda ativa em 1982. Foto Alberto
del Bianco
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A estação de Salto (7/3/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 7/3/1998, a estação funciona como escola. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Salto, lado da plataforma, em 2001.
Foto Adriano Martins |
Fachada da estação, azul e reformada, em 11/2002.
Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 17/1/2010. Foto Edilson Luiz de Santis |
A estação em 17/1/2010. Foto Edilson Luiz de Santis |
A estação em 17/1/2010. Foto Edilson Luiz de Santis |
A estação em restauro (????) em 25/12/2013. Foto
Ismael Marques |
A estação de Salto em 4/2/2022. Foto Silvio Rizzo
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Atualização:
07.02.2022
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