|
|
Sorocabana Railway
(1916-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SAPEZAL
(antiga CARAMURU)
Município de Paraguassu Paulista, SP |
Linha-tronco original - km 668,563
(1924); km 655,536 (1931) (*); km 607,603 (1960) (**) |
|
SP-1541 |
Altitude: 535 m |
|
Inauguração: 23.03.1916 |
Uso atual: reforma (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sapezal foi aberta em 1916, tendo sido ponta de linha durante
três meses, até que fosse aberta a estação de Quatá. Uma notícia
publicada no jornal em 1916 anunciou em 19 de abril que a inauguração
da estação foi nos dias anteriores (ao contrário
da fonte que cita 23 de março).
A abertura da estação aumentou os preços das
terras na região: um anúncio publicado em 1917 oferecia
à venda a fazenda do Caxoeira (com x mesmo e com terra massapé de
primeira), todas em matas e madeira de lei (O Estado de S. Paulo, 17/8/1917).
Em 1919, as reclamações eram que as correspondências
endereçadas a Sapezal iam parar em Conceição
do Monte Alegre (que nem linha férrea tinha) e os moradores
tinham que para lá se dirigir para buscá-las.
A história conta que, em 1924, imigrantes letões ali desceram, vindos
de trem numa viagem de 22 horas, diretamente do navio que os trouxe
da Europa. Da estação de Sapezal, seguiram a pé por 31 quilômetros
para uma região entre o que são hoje as cidades de Quatá e
Tupã, além do rio do Peixe, onde fundaram a colônia batista
letã de Varpa (espiga, em letão). Varpa viveu
dias faustosos durante os anos 1930 e 1940, mas hoje está praticamente
vazia e abandonada - ver quadro logo abaixo.
Em 1929, a então vila de Sapezal ganhou luz elétrica.
Quem providenciou isto foi a empresa de José Giorgi,
cidadão com muita influência em toda aquela região
(O Estado de S. Paulo,
29/3/1929).
No dia 1o de maio de 1934, o nome da estação foi alterado
para Caramuru, mas a mudança não demorou muito
e foi revertida.
De qualquer forma, a estação de Sapezal chegou a ser
sede de município entre 1935 e 1937, mas voltou a ser distrito,
hoje de Paraguaçu Paulista (veja caixa abaixo). Não
se se desenvolveu, na verdade regrediu.
A estação em si já em 1986 estava fechada e abandonada,
sem portas e janelas, com a cobertura da plataforma apenas tendo sua
armação metálica e sem partes do telhado, como afirmava o relatório
da Fepasa.
Em 2003, o prédio continuava ali, num ambiente ainda bucólico, mas
reformado e servindo de moradia. "Sapezal é um bairro
com várias casas de alvenaria e também de madeira. Há uma capela muito
simpática no local, com um coreto e tudo. Há até cemitério!
Na estação há pessoas morando e as portas, do lado da plataforma,
foram lacradas rusticamente com tijolinhos. O logo da EFS continua
na lateral do prédio. Mais ao fundo da estação há uma antiga casa
de turma, também com o logo da EFS. Uma senhora reside no local. Um
local muito bonito, bonito mesmo..." (Adriano Martins,
01/2003).
A estação foi restaurada em 2009: o jornal Folha
da Estância publicou uma fotografia mostrando-a (ver abaixo).
Em dezembro de 2010, a estação continuava um brinco:
um girador de locomotivas para o trem que vem de Paraguaçu
alguns fins de semana poder virar ali havia sido colocado no pequeno
pátio. O resto era uma vila pequeníssima e abandonada:
quase uma cidade fantasma. Foi minha únioca viagem até
lá, da quel não pude registrar fotografias.
Em 2014 havia esporadicamente um trem turístico em alguns fins
de semana entre Paraguassu Paulista e Sapezal, puxado
por uma velha locomotiva a vapor originalmente da família Giorgi
e doada à Prefeitura. O trem não roda mais desde o início
de 2016.
Em 2017, a estação ainda estava ali em estado externo
razoável e o girador, colocado no pátio para que a locomotiva
fizesse a volta no passeio turístico, ainda estava também.
Em 2023, a estação estava em final de reforma.
ACIMA: Horarios entre Ourinhos e Santo Anastacio
em 1919 - CLIQUE PARA VER TODO O HORÁRIO E LEGÍVEL (O
Estado de S. Paulo, 10/12/1919).
AO
LADO: Proposta para alteração de nome da estação (O Estado
de S. Paulo, 16/9/1925).
ACIMA: Horario para a linha
do Tibagy, de Assis a Bartira, a Rancharia e a Regente Feijó,
em 1927 - CLIQUE PARA VER TODO O HORÁRIO E LEGÍVEL (O Estado de S. Paulo, 10/3/1927).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de um armazém |
|
1934
AO LADO: O trem da EFS e o correio não se acertam hos horários
(O Estado de S. Paulo, 15/6/1934). |
|
1934
AO LADO: Criado o município de Sapezal
(O Estado de S. Paulo, 18/12/1934). |
|
1938
AO LADO: O município criado em 1934 foi extinto no final de 1938
(O Estado de S. Paulo, 21/12/1938).
|
VARPA
"Meu nome é Antenor de Barros Leite Filho. Estou com
69 anos. Sou paulista de Santo Anastácio, SP. Hoje moro em Itaipava,
no município de Petrópolis. Até os 18 anos, cresci entre a Sorocabana
e a Alta Paulista - Santo Anastácio, Tupã, Quatá e Sapezal.
Quando morávamos em Tupã, íamos, todo ano, julho e dezembro,
de férias para a fazenda de meu avô português, João Maricato,
que se situava em frente à estação de Sapezal. A fazenda
para nós, crianças, era uma maravilha, extensa, com um pomar
enorme, cheia de pássaros, gambás... Assim, foi com a mais profunda
emoção que li o texto e vi as fotos sobre estação de Sapezal.
Naquela foto de 1934, certamente estão tios meus ainda rapazes
e possivelmente até meu avô, que por ali labutou vindo de Jaboticabal.
Éramos cinco irmãos que adorávamos aquele lugar. Entretanto,
depois da morte de meus avós e com as guinadas da vida, nunca
mais voltamos por ali. Gostaria de acrescentar que em minha
juventude conheci muito os "letos da Varpa". Muitos estudaram
comigo nos Colégios de Tupã (Milia Tupes, Genaites, Forstman).
E havia outra colônia de "letos" perto da Varpa chamada Palma,
onde era muito forte o aspecto do trabalho comunitário".
|
AO LADO:
Antenor de Barros Leite Filho, junho de 2008.
|
ACIMA: O resto da vila, além da estação,
não é muito mais do que isto: esta é a cena a
um quarteirão da pequena estação. Uma (quase)
cidade fantasma, fotografada aqui em 28 de dezembro de 2010 (Foto
Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: O girador em 15/5/2017 (Foto
Silvio Rizzo).
ACIMA: A praça refeita em frente à estação (Foto Arnaldo Bernardo em 18/7/2023)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Silvio Rizzo; José Carlos Daltozo; Adriano Martins; Antenor
de Barros Leite Filho; Glaucio Conde; Folha da Estância; FEPASA:
Relatório de instalações fixas, 1986; O Estado
de S. Paulo, 1916-17, 1919, 1925, 1927, 1929 e 1938; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1934, com pessoas ligadas à
campanha constitucionalista. Foto cedida por Glaucio Conde |
Estação de Sapezal, abandonada em 1986. Foto do
Relatório de instalações fixas da Fepasa,
1986 |
Estação de Sapezal, abandonada em 1986. Foto do
Relatório de instalações fixas da Fepasa,
1986 |
O armazém de Sapezal, em 2000. Foto José Carlos
Daltozo |
Reformulada, a estação como moradia, em 2000.
Foto José Carlos Daltozo |
Estação de Sapezal em 01/2003. Foto Adriano Martins |
Acima e ao lado direito, casas de turma da Sorocabana em Sapezal,
em 01/2003. Fotos Adriano Martins |
|
A estação restaurada, em foto de 2009. Folha da
Estancia |
A estação, em 15/5/2017. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 1/6/2023. Foto Arnaldo Bernardo |
|
|
|
|
|
Atualização:
25.08.2023
|
|