|
|
...
Oliveira Barros
Serrinha
Cedro
...
ramal de Juquiá-1980
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1930-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SERRINHA
Município de Miracatu, SP |
Ramal de Juquiá - km 243,872 (1986) |
|
SP-1792 |
Altitude: 37 m |
|
Inauguração: 1930 |
Uso atual: n/d |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Serrinha foi inaugurada em 1930, pela Sorocabana, com a
quilometragem original de 151,950.
Era apenas uma parada, cuja plataforma,
em relatos de 1986, já estava sem a cobertura. A foto é dessa época.
|
|
|
|
A parada em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
As duas fotos, de 22/06/2004, foram tiradas e enviadas por Jaime
Manzano, como sendo de Serrinha. Porém, nota-se a diferença... |
...com a foto de 1986, em termos da cobertura da plataforma.
Qual delas será, realmente, Serrinha? As de 2004 ou a
de 1986? |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.10.2019
|
|