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... Tabatinga
São João das Três Barras Ibitinga
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Ramal de Rib. Bonito-1950 ...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C.
E. F. do Dourado (1909-1911?) |
SÃO
JOÃO DAS TRÊS BARRAS Município
de Tabatinga, SP |
Tronco
CEFD - km 117,423 (1909) |
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SP-3202 |
Altitude - |
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Inauguração: 15.01.1909 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909?
(já demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito
pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e
com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900,
a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão
Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense
atingiu Ibitinga e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se
a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju,
colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente
em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte.
Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco
ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São João das Três
Barras foi aberta em 1909 pela E. F. Dourado. A estação
foi logo desativada, dando a impressão de que teria sido uma estação
provisória.
"Para mim faz sentido se acreditar que
São João das Três Barras fosse uma estação provisória, também em função
deste pedacinho de quebra-cabeça encontrado nos relatórios da época:
a estação de Ibitinga já estava funcionando desde 1909 como posto
telegráfico. Em 1909, foram emitidos naquela estação [Ibitinga], 1080
telegramas, de acordo com o relatório da CEFD, apresentado em 19/04/1910.
A única receita era proveniente somente de telegramas; a abertura
da estação só ocorreu no ano seguinte. Provavelmente, se aguardava
a construção da ponte para efetivamente ligar o município de Ibitinga
à Douradense. O que me pareceu mais plausível (até agora) foi
a desativação de São João das Três Barras daquele local (beira do
Rio São João), após o prolongamento da linha até Ibitinga, ficando
em operação naquele "trechinho", somente a estação de Tabatinga".
(Ivanil Nunes, 08/2005).
Veja também Estação de Tabatinga.
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Atualização:
19.06.2020
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