|
|
...
São Joaquim
Vila Mariana
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
|
|
|
|
|
Cia. Carris de Ferro
de Santo Amaro (1885-1900)
Light and Power (1900-1947) |
SÃO
JOAQUIM (TRAMWAY)
Município de São Paulo, SP |
Tronco - km 0 |
|
SP-3890 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 13.12.1885 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886? |
|
HISTORICO DA LINHA: |
|
A ESTAÇÃO: Em setembro de 1884, era solicitado à Câmara Municipal de São Paulo a construção de um chalet para servir de estação inicial da ferrovia, na rua da Liberdade (ver caixa de 1884, abaixo).
Em 25 de janeiro
de 1885 (veja caixas abaixo, de 1885) a companhia começou a explorar o trecho de três quilômetros
entre São Joaquim e Vila Mariana com tráfego
provisorio utilizando bondes de tração animal (muares). Operou até
15 de dezembro deste ano, quando foi substituída pela tração a vapor.
Era
a estação inicial dos trens e bondes a vapor da Cia.
Viação Paulista, depois adquirida pela Light em 1900.
Estava onde hoje se situa a estação do mesmo nome do
metrô paulistano.
No primeiro dia de funcionamento da tração a vapor, serviu gratuitamente
3500 passageiros. A estação possuía uma cocheira para 30 mulas.
O edifício para cocheira media 30 x 9,2 m, mais um apêndice de 30
x 3 m. O edifício da estação continha uma sala de espera, escritório,
aposentos para o chefe da estação, casa de latrinas e um chalet de
madeira para venda de bilhetes de passagens. A edificação tinha aspecto
modesto, com certa elegância e solidez.
Depois do encerramento das atividades da linha a vapor (em 1904),
continuou prestando serviços como estação de cargas para os bondes
elétricos que transportavam cargas para Santo Amaro. É possível que o prédio domente tenha sido demolido no final dos anos 1960, quando o metrô iniciaria as obras do metrô - linha 1, que ligaria Santana ao Jabaquara.
A estação operou com esta função até 1947 e foi demolida em 1948.
|
1884
AO LADO: Possivelmente é o pedido de construção da estação de São Joaquim, que ficsva no final da rua (hoje avenida) da Liberdade (A Provincia
de S. Paulo, 10/9/1884). |
|
1885
AO LADO: Inicio de operação do tramway indo então até somente Vila Mariana (A Provincia
de S. Paulo, 24/1/1885). |
|
1885
AO LADO: Inicio de operação do tramway indo então até somente Vila Mariana - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LE-LO TODO (A Provincia
de S. Paulo, 25/1/1885). |
|
1886
AO LADO: Bondes a tração animal e a ferrovia não se acertam na estação de São Joaquim (A Provincia
de S. Paulo, 18/5/1886). |
|
1886
AO LADO: Acidente com morte próximo à estação (A Provincia
de S. Paulo, 1/9/1886). |
ACIMA: Horario do tramway para o dia 14 de novembro de 1886, quando houve um trem especial para o Imperador ir a Santo Amaro nesse dia (A Provincia de S. Paulo, 13/11/1886).
|
1886
AO LADO: Aparentemente este ramal e esta estação e armazens não foram construidos (A Provincia
de S. Paulo, 30/12/1886). |
|
1887
AO LADO: Horário
dos trens em 1887, partindo de São Joaquim: para Santo
Amaro e para o Matadouro da Vila Mariana, no ramal (A Provincia
de S. Paulo, 2/10/1887).
|
ACIMA: O prédio da estação de São Joaquim, bem como o das outras quatro estações existentes na época e a ferrovia inteira, estavam à venda em 1900 em leilão. Foram adquiridos pela Light no mesmo ano - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO COM MAIS DETALHES (O Estado de S. Paulo,
14/3/1900).
|
1894
AO LADO: Quem precisava embarcar no trem a vapor para Santo Amaro e estações intermediárias dependia de um bonde a tração animal cuja linha terminava junto à estação de São Joaquim. Ele ia pela rua (hoje avenida) Liberdade e descia bem próximo a São Joaquim. Desta vez ele não foi até lá, fazendo a manobra num local onde havia um desvio para isso. Os passageiros que precisavam baldear ali ficaram irritados com isso (A Provincia
de S. Paulo, 30/12/1886). |
(Fontes: Werner Vana; Acervo Light; A Provincia de
S. Paulo, 1887; O Estado de S. Paulo, 1900) |
|
|
|
Estação de São Joaquim em 1900. Acervo
Light
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.05.2021
|
|