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(1882-1972)
São Simão-VFSS
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Viação Ferrea de São Simão (1882-1910) |
SÃO
SIMÃO - VFSS
Município de São Simão,
SP |
Tronco - km 0
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SP-4777 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. Essa linha operou de 16/8/1893 a 20/1/1894. A empresa fechou, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, que começou a operar em janeiro de 1898, desativando o trecho anterir e construindo um trecho mais curto até Serra Azul.Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Simão, da Mogiana, foi inaugurada em 1882.
Enquanto esta estação ficava no alto de uma colina, a estação da Cia Melhoramentos de São Simão (CMSS - primeiro nome da V. F. São Simão) ficava no alto da colina oposta, atrás da igreja matriz. Os passageiros da CMSS que queriam baldear para a Mogiana, ou desciam e subiam o vale, atravessando o riacho, ou utilizavam um sistema de bondes com tração animal ligando uma à outra, a um preço de 200 reis.
No entanto, a CMSS dura menos de um ano em operação, de 16 de agosto de 1893 até 20 de janeiro de 1894, quando, por problemas e brigas judiciais, foi decretada nula a CMSS.
Depois de muitas idas e vindas judiciais, é criada uma nova empresa, a "Companhia Viação Férrea de São Simão" e em 30 de outubro de 1897 foi reaberto o tráfego.
Em 8 de junho de 1901, a CVFSS foi vendida e passa a se chamar "Estrada de Ferro São Simão". Finalmente, em janeiro de 1902 o trecho entre o centro de São Simão e a fazenda Santa Maria foi abandonado, para ser reconstruído a partir da nova estação da Mogiana, nomeada como Bento Quirino e estabelecida em um bairro rual da cidade de São Simão.
Logo, a estação da VFSS/EFSS durou, com interrupções, de agosto de 1892 até janeiro de 1902. Somente em novembro de 1906 é que a "São Paulo-Minas" surgiria como sucessora da VFSS/EFSS.
A partir de 6 de janeiro de 1898 (ver caixa abaixo), passou a sair da estação de São Simão a Viação Ferrea de São Simão, situação que perduraria até 1902. Neste ano, alterou-se a saída desta ferrovia, agora já com o nome de E. F. São Paulo-Minas, para a estação seguinte na linha-tronco da Mogiana, a estação de Bento Quirino.
(Veja também SÃO
SIMÃO-NOVA e SÃO SIMÃO-VELHA)
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1898
AO LADO: Anuncio da inauguração da V. F. São Simão, antecessora da S. Paulo-Minas. A nova ferrovia saía da estação de São Simão e assim foi até 1892. As estações citadas (Santa Clara e Pavão) desapareceram com a mudança de início da linha em 1902 a partir da nova estação de Bento Quirino
(O Estado de S. Paulo, 12/1/1898). |
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1898
AO LADO: Muda o chefe da estação de São Simão da V. F. São Simão
(O Estado de S. Paulo, 9/9/1898). |
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1900
AO LADO: A VFSS estava parada outra vez e teria reaberto somente em 24 de março de 1900
(O Estado de S. Paulo, 27/03/1900). |
ACIMA: Esquema do pátio de São
Simão em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para
ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA:
A estação de São Simão velha, da Mogiana, ficava no
centro da cidade, na parte alta. Com a mudança dela para os
subúrbios em 1971 (não é mostrada no mapa, mas
estaria no canto direito inferior, talvez fora dele), a linha nova
passou a costear a cidade pela parte mais alta. Neste mapa de 1982,
a linha velha (esta corcoveando até Bento Quirino) e a do ramal
de Jataí (este indo para oeste e depois sul) aparecem como abandonadas
e podem ser vistas (IBGE).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edilson Palmieri;
Caio Bourg; Elly Roberto de Oliveira Jr.; Carlos
Roberto de Almeida; A Provincia de S. Paulo, 1880; Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios anuais,
1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937;
Mogiana: álbum, c. 1910; IBGE, 1943; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação de São Simão, c. 1910. Foto
do Álbum da Mogiana |
Fachada da estação em 1929. Casa do agente ao
fundo. Acervo Edilson Palmieri |
Estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Vista frontal da estação, em 21/10/2001. Foto
Elly Roberto
de Oliveira Jr. |
Placa quilométrica, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto
de Oliveira Jr. |
A estação, em 21/10/2001. Foto Elly Roberto de
Oliveira Jr. |
A estação em 24/5/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
06.11.2021
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