|
|
...
(1971-2001)
Santos Dumont-nova
São Simão-nova
Canaã-nova
...
Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
SIMÃO-NOVA
Município de São Simão,
SP |
Variante Tambaú-Bento Quirino - km 234,541 (1986) |
|
SP-1434 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 25.02.1971 |
Uso atual: abandonada (2020) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1971 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Construída
lentamente nos anos 1960 e inaugurada no início de 1971, esta variante,
que iniciando-se em Tambaú-nova, chegava até pouco depois da estação
de Bento Quirino. Com a junção dessa variante com a de Bento-Quirino-Entroncamento,
em 1971, o trecho antigo ficou fora da linha. A linha substituía a
linha original da Mogiana, que com isso desativou várias estações
e criou versões novas de apenas duas: Santos Dumont e São Simão. Trens
de passageiros circularam pela variante, que se tornou parte do novo
tronco da ex-Mogiana, até 1997. Hoje a linha transporta apenas carga,
sendo operada pela FCA. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
nova de São Simão teve o início de obras
exatamente em 28/11/1969 pela Construtora Humberto Tarozzo Filho.
Foi inaugurada em fevereiro de 1971 para substituir a antiga estação
do centro da cidade e está hoje a mais de um quilômetro da antiga (ver abaixo caixa de 1971)..
Como a cidade é pequena, estava localizada no que se poderia chamar
de subúrbios.
"Desci em São Simão em 1993, vindo de Rib. Preto.
Na época carregavam madeira para a Cia. Melhoramentos" (Stenio Gimenes, 12/2013). A estação
esteve abandonada após o fechamento dos trens de passageiros
em 1997, mas em 2004 "pertence à Prefeitura Municipal,
que ali instalou um posto da guarda municipal, e uma das salas, restaurada
e adaptada, é muito utilizada para cursos e palestras, principalmente
pelas professoras da rede municipal, em cursos de reciclagem, por
exemplo" (André Fernando Bordinhão, São
Simão, em 20/11/2004).
"Bela foto (referindo-se à fotografia mais abaixo, de 1971). Antes da cidade chegar nesse local. Hoje está bem diferente.
Naquele platô perto da caixa d'água, onde tem um trem e algumas construções (remanescentes da linha antiga) ficou um vagão moradia de madeira até alguns anos atrás. Tiraram a família que morava nele e tocaram fogo. A estação, depois de desativada, passou a abrigar a Guarda Municipal de São Simão e com isso o prédio manteve-se do jeito que a FEPASA deixou. Há pouco mais de um mês, porém, a FCA/VLI solicitou o prédio de volta. A Guarda desocupou o imóvel e como era de se esperar, foi abandonado. Resultado: foi arrebentado por casqueiros, parece cenário de guerra (Denis Esteves, 19/4/2020)".
(veja também SÃO
SIMÃO-VELHA e SÃO SIMÃO-VFSS)
|
1971
AO LADO: A nova estação de São Simão estava sendo entregue (O Estado de S. Paulo, 13/02/1971). |
ACIMA: Estação de São Simão
- fachada. Provavelmente anos 1980 (Foto Silvio J. Santos).
ACIMA: Estação de São Simão-nova, em 1971 na época da sua inauguração sua inauguração (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio
J. Santos; André Fernando Bordinhão; Antonio Carlos
Rapette; Hermes Y. Hinuy; Carlos Roberto de Almeida;
Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios
anuais, 1920-69; Mogiana: listagem oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação na época da inauguração
(1971). Acervo Museu da Cia. Paulista em Jundiaí |
A estação ainda funcionando, passageiros desembarcando,
anos 1990. Foto enviada por Antonio Carlos Rapette |
Plataforma da estação, em 18/11/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 18/11/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 22/07/2004. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 15/12/2013. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 8/5/2018. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 8/5/2018. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.12.2021
|
|