A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1971-2001)
Santos Dumont-nova
São Simão-nova
Canaã-nova
...

Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1971)
FEPASA (1971-1998)
SÃO SIMÃO-NOVA
Município de São Simão, SP
Variante Tambaú-Bento Quirino - km 234,541 (1986)   SP-1434
Altitude: -   Inauguração: 25.02.1971
Uso atual: abandonada (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1971
 
 
HISTORICO DA LINHA: Construída lentamente nos anos 1960 e inaugurada no início de 1971, esta variante, que iniciando-se em Tambaú-nova, chegava até pouco depois da estação de Bento Quirino. Com a junção dessa variante com a de Bento-Quirino-Entroncamento, em 1971, o trecho antigo ficou fora da linha. A linha substituía a linha original da Mogiana, que com isso desativou várias estações e criou versões novas de apenas duas: Santos Dumont e São Simão. Trens de passageiros circularam pela variante, que se tornou parte do novo tronco da ex-Mogiana, até 1997. Hoje a linha transporta apenas carga, sendo operada pela FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação nova de São Simão teve o início de obras exatamente em 28/11/1969 pela Construtora Humberto Tarozzo Filho. Foi inaugurada em fevereiro de 1971 para substituir a antiga estação do centro da cidade e está hoje a mais de um quilômetro da antiga (ver abaixo caixa de 1971)..

Como a cidade é pequena, estava localizada no que se poderia chamar de subúrbios.

"Desci em São Simão em 1993, vindo de Rib. Preto. Na época carregavam madeira para a Cia. Melhoramentos" (Stenio Gimenes, 12/2013). A estação esteve abandonada após o fechamento dos trens de passageiros em 1997, mas em 2004 "pertence à Prefeitura Municipal, que ali instalou um posto da guarda municipal, e uma das salas, restaurada e adaptada, é muito utilizada para cursos e palestras, principalmente pelas professoras da rede municipal, em cursos de reciclagem, por exemplo" (André Fernando Bordinhão, São Simão, em 20/11/2004).

"Bela foto (referindo-se à fotografia mais abaixo, de 1971). Antes da cidade chegar nesse local. Hoje está bem diferente. Naquele platô perto da caixa d'água, onde tem um trem e algumas construções (remanescentes da linha antiga) ficou um vagão moradia de madeira até alguns anos atrás. Tiraram a família que morava nele e tocaram fogo. A estação, depois de desativada, passou a abrigar a Guarda Municipal de São Simão e com isso o prédio manteve-se do jeito que a FEPASA deixou. Há pouco mais de um mês, porém, a FCA/VLI solicitou o prédio de volta. A Guarda desocupou o imóvel e como era de se esperar, foi abandonado. Resultado: foi arrebentado por casqueiros, parece cenário de guerra (Denis Esteves, 19/4/2020)".

(veja também SÃO SIMÃO-VELHA e SÃO SIMÃO-VFSS)

1971
AO LADO:
A nova estação de São Simão estava sendo entregue (O Estado de S. Paulo, 13/02/1971).


ACIMA: Estação de São Simão - fachada. Provavelmente anos 1980 (Foto Silvio J. Santos).

ACIMA: Estação de São Simão-nova, em 1971 na época da sua inauguração sua inauguração (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio J. Santos; André Fernando Bordinhão; Antonio Carlos Rapette; Hermes Y. Hinuy; Carlos Roberto de Almeida; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; Mogiana: relatórios anuais, 1920-69; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação na época da inauguração (1971). Acervo Museu da Cia. Paulista em Jundiaí

A estação ainda funcionando, passageiros desembarcando, anos 1990. Foto enviada por Antonio Carlos Rapette

Plataforma da estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 22/07/2004. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 15/12/2013. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 8/5/2018. Foto Silvio Rizzo

A estação em 8/5/2018. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 17.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.