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São Simão
Santa Eliza
Luiz Antonio
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ramal de Jataí - 1935
IBGE-1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1961) |
SANTA
ELIZA
Município de Luiz Antonio, SP |
Ramal de Jataí - km 15,431 (1938) |
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SP-2863 |
Altitude: 705 m |
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Inauguração: 15.11.1910 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jataí foi construído entre 1910 e 1913, como uma variante da linha-tronco
da Mogiana, entre as estações de São Simão e de Ribeirão Preto, pelo
seu lado oeste, como uma linha de defesa de zona contra a Cia. Paulista.
Durante a sua construção, em 1911, as duas empresas chegaram a um
acordo e o ramal acabou servindo agora para transbordo de mercadorias
e passageiros, através de um novo ramal, de Monteiros a Guatapará,
construído em 1914. Em 1961, o trecho entre São Simão e Monteiros
foi desativado, e o ramal de Monteiros foi unido ao trecho até Ribeirão
Preto formando o ramal de Guatapará. Em 1976, foi fechado definitivamente
e os trilhos retirados dentro de Ribeirão no mesmo ano, e o restante
até 1979. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Eliza foi inaugurada em 1910, junto com o primeiro
trecho do ramal; uma outra fonte da Mogiana cita a data de 18/07/1910
para a inauguração da estação.
Ficava na margem esquerda da rodovia (logo depois de cruzar a via
Anhanguera, de quem vem de São Simão, a uns cem
metros; não dava para ver da estrada) que liga São Simão
e Luiz Antonio, que acompanha, nesse trecho, o antigo ramal.
"Eu me lembro que nós fazíamos amizade com os maquinistas do ramal.
Eu era menino, nos anos 1940 e 1950, e o trem vinha de São Simão e
apitava antes de chegar à fazenda, para que, aí, um cavaleiro corresse
ao lado do trem, para apagar os focos de incêndio que as fagulhas
da locomotiva geravam. Quando eu ia de Santa Elisa para São Simão,
ele parava o trem perto das casas de turma, para que eu descesse perto
da casa da minha namorada. Para conseguir tudo isso, nós sempre dávamos
cestas de frutas para os maquinistas" (depoimento de Mário, da Fazenda
Santa Elisa, dezembro de 1999).
Santa Eliza foi suprimida no ano de 1961, juntamente com todo
o trecho entre São Simão e Monteiros (*RM-1961).
Foi demolida anos depois; hoje não sobraram nem restos da plataforma,
e o lugar está tomado pelo mato.
"Minha irmã morou quase dez anos em São Simão. Em 1985 ela
comprou um sítio em Luís Antônio. Naquela época a estação Santa Elisa
ainda estava em pé. Infelizmente não tirei nenhuma foto dela que logo
depois foi demolida. Segui muitas vezes a pé até a cidade de Luís
Antônio pelo antigo leito da Mogiana, que hoje é uma estrada municipal.
Tenho certeza de que era o leito da ferrovia porque as duas pequenas
pontes sobre córregos, um deles já seco, são típicas pontes ferroviárias
(de aço pintadas de preto e instaladas sobre cabeceiras de pedra).
Um dia achei ali um cravo de ferro de fixar trilho. Esta estrada municipal
entra na cidade pela rua Duque de Caxias fazendo uma típica curva
ferroviária. Acho que essa rua foi aberta sobre o antigo leito da
linha" (Carlos Augusto Leite, 2015).
Entre esta estação e a inicial de São Simão,
havia uma parada, chamada de Quilômetro 8.
(Fontes: Carlos Augusto Leite; Mário, Fazenda Santa
Elisa; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; Museu da Cia.
Paulista, Jundiaí) |
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A estação de Santa Eliza, na época da inauguração,
c. 1910. Álbum da Mogiana, Museu da Cia. Paulista em
Jundiaí |
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Atualização:
22.04.2019
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