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Eugênio de Mello
Santa Luzia
Caçapava
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do
Brasil (n/d-c.1930) |
SANTA
LUZIA
Município de Caçapava, SP |
Ramal de São Paulo - km |
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SP-2872 |
Altitude: |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao
Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco
em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal
navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito
de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902
e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela
Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no
fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao
norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro
de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
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A ESTAÇÃO: Entre as estações
de Eugênio de Mello e de Caçapava, existia a estação
de Santa Luzia. Ainda estava lá em 1928, citada por Max
Vasconcellos, mas não era mais citada em 1934.
Em 2013, a plataforma, e somente ela, sobrevive em meio ao mato. Os
trilhos da linha hoje passam perto, mas não encostam mais nela.
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1941
AO LADO: Santa Luzia voltou a ser usada por um período nos anos 1940 (O Estado de S. Paulo,
11/5/1941). |
ACIMA: Restos da plataforma da estação
de Santa Luzia, desativada nos anos 1930 (Foto Gledson Raymundo nos anos 2000). |
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Atualização:
12.10.2018
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