A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Eugênio de Mello
Santa Luzia
Caçapava
...

ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (n/d-c.1930)
SANTA LUZIA
Município de Caçapava, SP
Ramal de São Paulo - km   SP-2872
Altitude:   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
 
A ESTAÇÃO: Entre as estações de Eugênio de Mello e de Caçapava, existia a estação de Santa Luzia. Ainda estava lá em 1928, citada por Max Vasconcellos, mas não era mais citada em 1934.

Em 2013, a plataforma, e somente ela, sobrevive em meio ao mato. Os trilhos da linha hoje passam perto, mas não encostam mais nela.

1941
AO LADO: Santa Luzia voltou a ser usada por um período nos anos 1940 (O Estado de S. Paulo, 11/5/1941).

ACIMA: Restos da plataforma da estação de Santa Luzia, desativada nos anos 1930 (Foto Gledson Raymundo nos anos 2000).
     
     
     
     
Atualização: 12.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.